Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85469
Title: “Quem somos, para onde vamos” O Estabelecimento de Reclusão de Coimbra
Other Titles: "Who we are, where we are going" The Coimbra Settlement
Authors: Tejo, Rui Paulo dos Santos 
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Keywords: Reclusão; Ciências da Educação; Reeducação; Educação Social; Confinement; Education sciences; Reeducation; Social Education
Issue Date: 28-Feb-2018
Serial title, monograph or event: “Quem somos, para onde vamos” O Estabelecimento de Reclusão de Coimbra
Place of publication or event: Estabelecimento Prisional de Coimbra
Abstract: O presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC). O processo iniciou-se mediante uma prévia abordagem de proximidade ao meio físico e social, às rotinas e às restritas regras ínsitas ao meio prisional. A colaboração nas atividades propostas pelo EPC permitiu fazer um levantamento de necessidades que deu origem ao projeto de estágio adaptado a este meio específico.O documento encontra-se dividido por quatro capítulos. O primeiro capítulo identifica-se pela caracterização da instituição, o Estabelecimento Prisional de Coimbra. No segundo capítulo é exposto o enquadramento teórico contextualizando do trabalho desenvolvido. O terceiro capítulo relata as atividades propostas e negociadas desenvolvidas ao longo deste percurso. Por último, o quarto capítulo é composto pela conclusão onde se destaca o papel do Técnico Superior de Reeducação no processo de reinserção social dos reclusos.
This report intends to describe the work developed during the curricular internship related to the Master in Educational Sciences in the Coimbra Prison.The development of this internship began with an approach of proximity to the physical and social environment to the routines and to the restricted rules implicit in the prison environment. The collaboration in activities proposed by E.P.C. allowed to make a needs survey originating an internship’s project adapted to this specific environment.The document is divided into four chapters. The first chapter is identified by the characterization of the institution. In the second chapter is exposed the theoretical framework contextualizing the work developed. The third chapter reports on the proposed and negotiated activities developed along this path. Finally the fourth chapter consists of the conclusion highlighting the role of the Higher Reeducation Technician in the process of social reinsertion of prisoners.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85469
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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