Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85467
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dc.contributor.advisorSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
dc.contributor.authorTomás, Eduardo Luís Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:26:12Z-
dc.date.available2019-03-18T23:26:12Z-
dc.date.issued2017-07-19-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85467-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA nota de imprensa é uma ferramenta com mais de um século de existência. Utilizada pela assessoria de imprensa desde os primórdios da profissão, tem como objetivo veicular acontecimentos e notícias de uma instituição ou empresa através dos órgãos de comunicação, oferecendo-lhes informação concisa e pertinente.Dada a facilidade de produção, envio e utilização, tornou-se num instrumento popular para o assessor de imprensa e num elemento familiar no dia-a-dia das redações dos jornais. Porém, a evolução da tecnologia deixou ao dispor do assessor de imprensa um novo leque de ferramentas capaz de ameaçar o domínio da nota de imprensa, permitindo muitas vezes uma comunicação mais direta entre as empresas e o público. Paradoxalmente, a imprensa também sofreu alterações que poderão propiciar um maior recurso à nota de imprensa. O período recente de dificuldades a nível económico leva a que seja mais difícil aos jornalistas sair para o terreno de forma a recolher e confirmar informação, potenciando o recurso às assessorias como fontes de informação. Para além dos desafios a nível económico, o jornalismo vive também uma fase de indefinição naquela que é a era da comunicação de massas e das redes sociais, ao fim de séculos de prosperidade, de conquista de poder e de consolidação de alicerces sólidos como a independência e objetividade.Partindo desta conjuntura que afeta, de diferentes formas, a assessoria de imprensa e o jornalismo, será analisada a eficácia da nota de imprensa no contexto do gabinete de comunicação do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), durante um estágio de 3 meses, entre setembro e dezembro de 2016.por
dc.description.abstractThe press release is a tool more than a hundred years old. It has been used in the field of public relations since the profession first started. It aims to communicate news from an institution or enterprise through the press, and it does so by sharing reliable and relevant information.Given how easy it is to produce, send and use as a basis for news, the press release has become a popular tool for public relations and commonplace in the daily routine of the pressroom. However, technological evolution has provided the public relations practitioner with a new string of tools. Not only are they capable of threatening the use of the press release, some of these instruments can even ease the communication between enterprises and the general public.Paradoxically, the press has also undergone changes that could lead to even more intense usage of the press release. The recent period of economic difficulties makes it harder for journalists to gather and check information outside the pressroom. This creates a tendency for journalists to increasingly rely on press releases as sources of information. First grounded in the pillars of independence and objectivity — and after centuries of prosperity — journalism is now going through a period of uncertainty, faced with the new challenges of our world of mass communication and social media.With this new scenario in mind, and its affects on the press release and journalism itself, I will analyse the efficiency of the press release in the activities of Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), drawing from my three-month internship experience.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectassessoria de imprensapor
dc.subjectnota de imprensapor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectdigitalpor
dc.subjectcommunicationeng
dc.subjectpublic relationseng
dc.subjectpress releaseeng
dc.subjectjournalismeng
dc.subjectdigitaleng
dc.titleAssessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGVpor
dc.title.alternativePublic relations in the digital age - Press release efficiency in TAGV's communicationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationTeatro Académico de Gil Vicente-
degois.publication.titleAssessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGVpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202042898-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTomás, Eduardo Luís Gonçalves::0000-0003-3788-3962-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriCristo, Ana Teresa Fernandes Peixinho de-
uc.degree.elementojuriSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
uc.contributor.advisorSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6208-7311-
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