Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85444
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorRibeiro, Rita Morais-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:21:54Z-
dc.date.available2019-03-18T23:21:54Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85444-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO consumo de bebidas alcoólicas por parte de estudantes é uma prática frequente no meio universitário. Esse consumo quando em excesso pode levar a consequências negativas e nefastas aos indivíduos. Para evitar esses problemas, os estudantes podem adotar estratégias protetoras.O presente estudo recolheu uma amostra de 164 alunos do ensino superior, sendo a maioria do sexo feminino (79,3%) e o género masculino conta com os restantes 20,7% e com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos. Neste trabalho verificaram-se diferenças significativas entre o género e as estratégias protetoras, sendo que a média do uso dessas estratégias relativamente às mulheres é superior à dos homens. Pelo contrário, quanto à variável das consequências negativas, verificou-se que os homens sofrem mais consequências que as mulheres.Relativamente aos anos de escolaridade, nas estratégias protetoras, só a variável SLD é que apresenta diferenças significativas e quanto às consequências negativas não existem diferenças significativas.Neste estudo também se pôde concluir que o aumento de estratégias protetoras faz com que os alunos experienciem menos problemas relacionados com o consumo de álcool.O consumo de bebidas alcoólicas por parte de estudantes é uma prática frequente no meio universitário. Esse consumo quando em excesso pode levar a consequências negativas e nefastas aos indivíduos. Para evitar esses problemas, os estudantes podem adotar estratégias protetoras.O presente estudo recolheu uma amostra de 164 alunos do ensino superior, sendo a maioria do sexo feminino (79,3%) e o género masculino conta com os restantes 20,7% e com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos. Neste trabalho verificaram-se diferenças significativas entre o género e as estratégias protetoras, sendo que a média do uso dessas estratégias relativamente às mulheres é superior à dos homens. Pelo contrário, quanto à variável das consequências negativas, verificou-se que os homens sofrem mais consequências que as mulheres.Relativamente aos anos de escolaridade, nas estratégias protetoras, só a variável SLD é que apresenta diferenças significativas e quanto às consequências negativas não existem diferenças significativas.Neste estudo também se pôde concluir que o aumento de estratégias protetoras faz com que os alunos experienciem menos problemas relacionados com o consumo de álcool.por
dc.description.abstractAlcohol consumption by students is a frequent practice within an academic environment. If that consumption is excessive, it can lead to negative and harmful consequences. In order to avoid these problems students can implement protective strategies. The present study gathered a sample of 164 university students, with a majority of females (79,3%) and being the remaining 20,7/ males, within the ages of 17 and 25 years old.We were able to ascertain significative differences between gender and protective strategies, since women registered a higher usage rate than men. On the contrary, with concern to the negative consequence’s variable, we can observe that males bear a higher brunt than females. With respect to education levels and protective strategies, the only striking documented difference regards to the SLD variable and none is verified with reference to the negative consequences. Lastly, we can also conclude that an increase of protective strategies leads students to have fewer alcohol related problems.Alcohol consumption by students is a frequent practice within an academic environment. If that consumption is excessive, it can lead to negative and harmful consequences. In order to avoid these problems students can implement protective strategies. The present study gathered a sample of 164 university students, with a majority of females (79,3%) and being the remaining 20,7/ males, within the ages of 17 and 25 years old.We were able to ascertain significative differences between gender and protective strategies, since women registered a higher usage rate than men. On the contrary, with concern to the negative consequence’s variable, we can observe that males bear a higher brunt than females. With respect to education levels and protective strategies, the only striking documented difference regards to the SLD variable and none is verified with reference to the negative consequences. Lastly, we can also conclude that an increase of protective strategies leads students to have fewer alcohol related problems.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectestratégias protetoraspor
dc.subjectconsequências negativaspor
dc.subjectconsumo de bebidas alcoólicaspor
dc.subjectestudantes universitáriospor
dc.subjectgéneropor
dc.subjectProtective strategieseng
dc.subjectnegative consequenceseng
dc.subjectalcohol consumptioneng
dc.subjectuniversity studentseng
dc.subjectgendereng
dc.titleEstratégias Protetoras e Consequências Negativas no Consumo de Bebidas Alcoólicas por parte de Estudantes Universitáriospor
dc.title.alternativeProtective strategies and negative consequences of alcohol consumption by university studentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCE-Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEstratégias Protetoras e Consequências Negativas no Consumo de Bebidas Alcoólicas por parte de Estudantes Universitáriospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195511-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRibeiro, Rita Morais::0000-0001-5186-9943-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.degree.elementojuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese de Mestrado Rita Morais Ribeiro.pdf604.81 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

467
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

429
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons