Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85421
Title: O efeito da satisfação e da virtualidade na confiança e desempenho de equipas: um modelo de mediação moderado
Other Titles: The effect of satisfaction and virtuality on trust and team performance: a moderated mediation model
Authors: Carvalho, Inês Sofia Ribeiro 
Orientador: Dimas, Isabel Dórdio
Lourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva
Keywords: confiança grupal; satisfação com a equipa; desempenho grupal; virtualidade; team trust; satisfaction with the team; team performance; virtuality
Issue Date: 28-Feb-2018
Serial title, monograph or event: O efeito da satisfação e da virtualidade na confiança e desempenho de equipas: um modelo de mediação moderado
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo analisar um modelo de mediação moderado em que é testada a hipótese da virtualidade moderar o efeito indireto da satisfação na relação entre confiança e desempenho. Assim, com base no modelo IMOI (input-mediador-output-input), a confiança é entendida como um antecedente do desempenho, a satisfação como variável mediadora, a virtualidade como variável moderadora e o desempenho um output. Conduziu-se um estudo empírico com 57 equipas de trabalho com algum grau de virtualidade de diferentes setores de atividade (e.g., serviços, associativismo, indústria). O método de recolha de dados foi o inquérito por questionário e os dados foram analisados através da análise das correlações, nas hipóteses em que se pretendia averiguar a existência de um efeito direto e através do método de bootstrapping nas hipóteses que envolviam a possibilidade de mediação e moderação. Os resultados mostraram um efeito direto positivo da confiança na satisfação, assim como da satisfação no desempenho da equipa. Contudo, não foi possível identificar um efeito mediador por parte da satisfação na relação entre a confiança e o desempenho, nem um efeito moderador da virtualidade nesta relação. Contudo, não foi possível identificar um efeito mediador por parte da satisfação na relação entre a confiança e o desempenho, nem um efeito moderador da virtualidade nesta relação. Adicionalmente, foram ainda apresentadas as implicações da presente investigação e sugeridas pistas para futuros estudos.
This thesis aims to analyse a moderated mediation model in which virtuality moderates the indirect effect of satisfaction with the team through team trust and team performance. Based on the IMOI model, trust is understood as an antecedent of performance, satisfaction with the team as a mediator, virtuality as a moderator and performance as an output. It was conducted an empirical study, with 57 teams from different activity sectors (e.g., services, associativism, industry). The data collection method was based on a survey questionnaire and the data was analysed through correlation analysis, on the hypotheses where it was intended to find out the existence of a direct effect and through bootstrapping method, on the hypotheses that involved the possibility of mediation and moderation. The results showed that team trust is positively related to satisfaction with the team and that satisfaction with the team is positively related to team performance. However, it was not possible to identify a mediating effect of satisfaction in the relationship between trust and performance, nor a moderating effect of virtuality in this relationship. However, it was not possible to identify a mediating effect of satisfaction in the relationship between trust and performance, nor a moderating effect of virtuality in this relationship. Additionally, the implications for the research and clues for further studies were also presented. Additionally, the implications for the research and clues for further studies were also presented.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85421
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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