Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85382
Title: O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
Other Titles: Ideal of beauty. Experiences of comprehension of the written text in the disciplines of Portuguese and Latin
Authors: Santos, Ana Catarina Nogueira 
Orientador: Mello, Maria Cristina de Almeida
Keywords: compreensão textual; ideal de beleza; lírica camoniana; mitos clássicos; cultura clássica; reading comprehension; ideal of beauty; camoniana lyrical; classical myths; classic culture
Issue Date: 9-Feb-2017
Serial title, monograph or event: O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: AbstractThis Supervised Internship Report, inserted in the scope of pedagogical practice, intends to present a Research on representations of the concept of beauty, in the disciplines of Portuguese and Latin, namely in certain programmatic contents in a classroom context.After a briefing about the internship environment, I proceed to the theoretical basis that supports the work developed with the students.The official guidance documents of the disciplines cover curricular programs and goals. A particular attention was given to the training of students as critical citizens, a focus on official documents, as well as the corpus of texts worked in both disciplines.The first part of the work focus on the contextualization of school practice, integrating the description of the educational context of the School with 3º CEB Dr. Bernardino Machado and a brief characterization of the classes assigned to me, as well as a reflection on the pedagogical practice.The second part of the Report, "Representations of beauty: didactic proposals" addresses a aesthetic-literary and cultural aspects regarding Camonian poetry and classical myths. Some theoretical fundamentals of support to the developed research are presented, followed by a description of the activities operated in the classroom, as well as the analysis and discussion of the results obtained, and finally, some conclusions are drawn.AbstractThis Supervised Internship Report, inserted in the scope of pedagogical practice, intends to present a Research on representations of the concept of beauty, in the disciplines of Portuguese and Latin, namely in certain programmatic contents in a classroom context.After a briefing about the internship environment, I proceed to the theoretical basis that supports the work developed with the students.The official guidance documents of the disciplines cover curricular programs and goals. A particular attention was given to the training of students as critical citizens, a focus on official documents, as well as the corpus of texts worked in both disciplines.The first part of the work focus on the contextualization of school practice, integrating the description of the educational context of the School with 3º CEB Dr. Bernardino Machado and a brief characterization of the classes assigned to me, as well as a reflection on the pedagogical practice.The second part of the Report, "Representations of beauty: didactic proposals" addresses a aesthetic-literary and cultural aspects regarding Camonian poetry and classical myths. Some theoretical fundamentals of support to the developed research are presented, followed by a description of the activities operated in the classroom, as well as the analysis and discussion of the results obtained, and finally, some conclusions are drawn.
Resumo O presente Relatório de Estágio Supervisionado, inserido no âmbito da prática pedagógica, pretende apresentar uma investigação sobre representações do conceito de beleza, nas disciplinas de Português e de Latim, designadamente em determinados conteúdos programáticos, em contexto de sala de aula. Após uma breve descrição do ambiente de estágio, procedo a uma fundamentação teórica que apoia o trabalho desenvolvido com os alunos.Os documentos oficiais orientadores das disciplinas abrangem os programas e as metas curriculares. Consagrou-se uma atenção especial à formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, tónica que perpassa os documentos oficiais, assim como o corpus de textos trabalhados nas duas disciplinas. A primeira parte do trabalho incide na contextualização da prática letiva, integrando a descrição do contexto educativo da Escola c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado e uma breve caraterização das turmas a que estive afeta, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte do Relatório, “Representações da beleza: propostas didáticas” aborda uma concetualização sobre a beleza em termos estético-literários e culturais relativamente à poesia Camoniana e a mitos clássicos. Apresentam-se alguns fundamentos teóricos de suporte à investigação desenvolvida, procedendo-se seguidamente à descrição das atividades operacionalizadas em sala de aula, bem como à análise e discussão dos resultados obtidos e, finalmente, extraem-se algumas conclusões.Resumo O presente Relatório de Estágio Supervisionado, inserido no âmbito da prática pedagógica, pretende apresentar uma investigação sobre representações do conceito de beleza, nas disciplinas de Português e de Latim, designadamente em determinados conteúdos programáticos, em contexto de sala de aula. Após uma breve descrição do ambiente de estágio, procedo a uma fundamentação teórica que apoia o trabalho desenvolvido com os alunos.Os documentos oficiais orientadores das disciplinas abrangem os programas e as metas curriculares. Consagrou-se uma atenção especial à formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, tónica que perpassa os documentos oficiais, assim como o corpus de textos trabalhados nas duas disciplinas. A primeira parte do trabalho incide na contextualização da prática letiva, integrando a descrição do contexto educativo da Escola c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado e uma breve caraterização das turmas a que estive afeta, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte do Relatório, “Representações da beleza: propostas didáticas” aborda uma concetualização sobre a beleza em termos estético-literários e culturais relativamente à poesia Camoniana e a mitos clássicos. Apresentam-se alguns fundamentos teóricos de suporte à investigação desenvolvida, procedendo-se seguidamente à descrição das atividades operacionalizadas em sala de aula, bem como à análise e discussão dos resultados obtidos e, finalmente, extraem-se algumas conclusões.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário ou de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Alemão/Francês nos Ensinos Básico e Secundário - extinto apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85382
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
RE Catarina.pdf8.04 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons