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Título: Parentalidade mindful e dificuldades de regulação emocional na adolescência: O papel mediador da autocompaixão dos adolescentes
Outros títulos: Mindful parenting and emotional regulation difficulties in adolescence: The mediating role of adolescents’ self-compassion
Autor: Farto, Inês Gomes 
Orientador: Canavarro, Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero
Palavras-chave: Parentalidade mindful; Autocompaixão; Dificuldades de regulação emocional; Adolescência; Mindful parenting; Self-compassion; Emotional regulation difficulties; Adolescence
Data: 18-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Parentalidade mindful e dificuldades de regulação emocional na adolescência: O papel mediador da autocompaixão dos adolescentes
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Resumo: Objectives: The current study aims to explore if mindful parenting is associated with adolescents’ emotional regulation difficulties and if this relationship is mediated by adolescents' self-compassion. Method: The sample comprised 361 dyads from the general population, composed of mothers and their respective children (aged 12-19). The sample was collected in two school units from the district of Coimbra and all participants completed self-report measures. Mothers completed the Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale and adolescents completed the Self-compassion Scale - Short Version- and the Difficulties in Emotion Regulation Scale – Short Version. Results: An indirect effect of mindful parenting on adolescents’ emotional regulation difficulties through adolescents' self-compassion was found. Specifically, higher levels of mindful parenting were associated with lower levels of emotional regulation difficulties, through higher levels of self-compassion. In addition, an indirect effect of the compassion for the child dimension on adolescents' emotional regulation difficulties through their self-compassion was observed. Conclusions: Our findings suggest that adolescents’ self-compassion is an important explanatory mechanism of the relationship between mindful parenting and adolescents' emotional regulation difficulties. This study underlines the importance of intervening with mothers through parental training programs that promote mindful parenting, especially the compassion for the child dimension. This type of approach could have a positive impact on adolescents' self-compassion and, consequently, on their emotional regulation.
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo explorar se a parentalidade mindful está associada às dificuldades de regulação emocional dos adolescentes e se esta relação é mediada pela autocompaixão dos adolescentes. Métodos: A amostra incluiu 361 díades da população geral, constituídas por mães e respetivos filhos, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. A amostra foi recolhida em dois agrupamentos escolares do distrito de Coimbra e todos os participantes completaram instrumentos de autorresposta. As mães completaram a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e os adolescentes preencheram a Escala da Autocompaixão - Versão Breve- e a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional -Versão Breve. Resultados: Foi encontrado um efeito indireto da parentalidade mindful nas dificuldades de regulação emocional dos adolescentes através da autocompaixão dos adolescentes. Concretamente, verificou-se que níveis mais elevados de parentalidade mindful estavam associados a níveis mais baixos de dificuldades de regulação emocional, através de níveis mais elevados de autocompaixão. Para além disso, foi também observado um efeito indireto da dimensão Compaixão pela Criança nas dificuldades de regulação emocional dos adolescentes, através da autocompaixão dos mesmos. Conclusões: Os resultados encontrados sugerem que a autocompaixão dos adolescentes constitui um importante mecanismo explicativo da relação entre a parentalidade mindful e as dificuldades de regulação emocional dos adolescentes. Este estudo sublinha a importância de intervir junto das mães através de programas de treino parental que promovam a parentalidade mindful, especialmente, a dimensão Compaixão pela Criança. Consequetemente, este tipo de abordagem poderá ter impacto positivo na autocompaixão dos adolescentes e, consequentemente, na regulação emocional dos mesmos.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85348
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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