Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/8516
Title: Interface humano para sistemas de aquisição de dados e processamento digital de sinal : desenvolvimento de uma plataforma de teste e de um osciloscópio digital para um sistema de aquisição de dados e processamento digital de sinal baseado no DSP TMS320C31
Authors: Cruz, Nuno Sérgio 
Orientador: Simões, José Basílio
Correia, Carlos
Issue Date: Dec-2000
Citation: CRUZ, Nuno Sérgio - Interface humano para sistemas de aquisição de dados e processamento digital de sinal : desenvolvimento de uma plataforma de teste e de um osciloscópio digital para um sistema de aquisição de dados e processamento digital de sinal baseado no DSP TMS320C31. Coimbra, 2000.
Abstract: Tem-se vindo a verificar, nos últimos anos, um crescente desenvolvimento e dedicar de atenção a sistemas de aquisição e tratamento digital de sinal, existindo diversos factores que têm proporcionado a evolução nesta área: - O avanço das tecnologias microelectrónicas, que têm possibilitado o aumento das capacidades e velocidades dos DSP’s, elemento central duma aplicação de tratamento digital de sinal, sendo ele que confere ao sistema o nível de inteligência, autonomia e versatilidade exigido. - A crescente performance dos computadores pessoais, tal como a sua relação qualidade/preço e a confiança que eles garantem aos seus utilizadores. - A existência de cada vez mais e melhores ferramentas de desenvolvimento de software, que permitem criar aplicações de alto nível com avançados interfaces gráficos, facilitando a comunicação do homem com a máquina. - O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação que permitem o controlo remoto de instrumentos usando a internet como veículo de transmissão de dados. O presente trabalho encontra nos pontos referidos as motivações para a sua realização, proporcionando um contacto prático e real com os temas mencionados. Cada vez mais uma aplicação é avaliada pela sua facilidade de utilização, não bastando que realize um conjunto de instruções com um bom desempenho para ser aclamada pelos seus utilizadores. É essencial que seja de fácil utilização, isto é, que tenha um interface humano de alto nível que permita uma aprendizagem rápida e eficaz de todas as suas potencialidades. Foi tendo em conta estes factos que surgiu a necessidade de criar uma plataforma que permita o fácil desenvolvimento e teste de programas para um módulo de aquisição de dados baseado no DSP TMS320C31®. Depois de desenvolvida a plataforma de teste, os conhecimentos de interfaces gráficos e do módulo de aquisição de dados e processamento digital de sinal foram aprofundados, com o desenvolvimento de um osciloscópio e analisador multicanal digital com capacidade de controlo e visualização de dados remoto usando a internet como meio de transporte de dados.
Description: Relatório da Disciplina de Projecto
URI: https://hdl.handle.net/10316/8516
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
NunoSCruz_Proj.pdf216.32 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

509
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

261
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.