Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84884
Title: Pontes térmicas lineares em edifícios com estrutura metálica leve (lsf): ligação parede-parede
Other Titles: LINEAR THERMAL BRIDGES IN LIGHTWEIGHT STEEL FRAMING BUILDINGS – WALL TO WALL CONNECTION
Authors: Santos, Bruno Miguel Carvalho 
Orientador: Santos, Paulo Fernando Antunes dos
Keywords: Lightweight Steel Framing; LSF; Ponte térmica linear; eficiênia do isolamento térmico; desempenho térmico; Lightweight Steel Framig; LSF; linear thermal bridge; thermal insulation efficiency; thermal performance
Issue Date: 26-Sep-2018
Serial title, monograph or event: PONTES TÉRMICAS LINEARES EM EDIFÍCIOS COM ESTRUTURA METÁLICA LEVE (LSF): LIGAÇÃO PAREDE-PAREDE
Place of publication or event: DEC-FCTUC
Abstract: Nos últimos anos a crise ambiental/energética tem vindo a revelar-se como um dos mais complexos problemas que o Homem enfrenta. O setor da construção é um dos setores com maior impacto no meio ambiente e, por isso, tem vindo a ser alvo de regulamentação e a adaptar-se através da criação de novas soluções e da mudança de práticas, que influenciam atividades diversas desde a extração de matérias primas ao consumo de energia em edifícios.O sistema construtivo com estrutura leve em aço enformado a frio (LSF) apresenta-se como uma solução com enorme potencial para atingir um elevado nível de sustentabilidade. A matéria prima principal, o aço, é 100% reciclável e confere várias vantagens aos edifícios construídos em LSF, tais como a excelente relação peso – resistência estrutural, a simplificação de processos construtivos e a análise favorável de custo – benefício. Sucede, porém, que a alta condutibilidade térmica do aço pode limitar o desempenho térmico destes edifícios. As pontes térmicas criadas pelos perfis deste material revelam-se determinantes na caracterização térmica da envolvente e, por consequência, nas necessidades energéticas operacionais do edifício.No decorrer deste trabalho serão abordadas estas pontes térmicas, especialmente, as pontes térmicas lineares. Irá ser realizado uma análise que determina a influência da posição do isolamento térmico, a espessura do isolamento e a existência de perfis de aço no desempenho térmico de uma ponte térmica linear. Esta ponte térmica é a ligação entre duas paredes exteriores. Foi utilizado o método dos elementos finitos, com recurso ao programa Therm.
In the last years the environmental/energy crisis has revealed itself as one of the most complex problems the human race has to face. The building sector is one of the sectors with the highest impact on the environment, that is why it has been the aim of regulations and it has been adapting itself through the creation of new solutions and change of practices, that influences different activities from raw material extraction to buildings energy consumption.The Lightweight Steel Framing (LSF) construction is a solution with enormous potential to achieve a high level of sustainability. The main raw material, steel, is 100% recyclable and ensures various advantages to the LSF constructed buildings, such as an excellent weight to structural strength ratio, the simplification of building processes and the favorable cost – benefit analysis. Although, the steel’s high thermal conductivity limits the thermal performance of these buildings. Thermal bridges are created by the steel profiles and they have been deemed determinant on the envelope’s thermal characterization, therefore on the building’s operational energy demand.These thermal bridges will be approached throughout this work, especially the linear thermal bridges. It will be made an analysis that determines the influence of the thermal insulation position, the insulation thickness and the existence of steel profiles on the thermal performance of a linear thermal bridge. This analysis will focus on a connection between two facade walls. The finite element method will be used through the software Therm.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84884
Rights: openAccess
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