Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84487
Title: Antecedentes e consequentes da satisfação com o voluntariado empresarial: um estudo empírico.
Other Titles: Antecedents and consequences of the corporate volunteering satisfaction: an empirical study.
Authors: Vitorino, Paloma Xavier Santos 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Voluntariado empresarial; Motivações do voluntário; Satisfação com o voluntariado; Comprometimento afetivo; Superação no trabalho; Corporate volunteering; Volunteer motivation; Volunteer satisfaction; Affective commitment; Job resourcefulness
Issue Date: 23-Feb-2018
Serial title, monograph or event: Antecedentes e consequentes da satisfação com o voluntariado empresarial: um estudo empírico.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O voluntariado é um fenômeno social que consiste basicamente na doação de tempo, esforço e habilidades para diferentes tipos de atividades sem fins lucrativos. Normalmente, é uma prática realizada sem vínculo com empresas ou com o ambiente de trabalho remunerado, sendo consequência de uma escolha do indivíduo para se doar a uma causa. No entanto, gradativamente, as empresas têm assumido o voluntariado como uma iniciativa no campo da responsabilidade social corporativa e desenvolvido ações internas junto aos empregados para sua promoção. Tais iniciativas, aqui designadas por Voluntariado Empresarial (VE), beneficiam não somente a sociedade, mas também os empregados e a própria empresa. Nesse contexto, é objetivo deste trabalho investigar as motivações dos empregados que influenciam a satisfação com o voluntariado e o impacto dessa satisfação na vida do empregado e em seu desempenho na empresa. Para isso, escolheu-se como antecedentes da satisfação com o voluntariado as motivações psicossociais, a religião e o suporte empresarial, e como consequentes elegeu-se o comprometimento afetivo, a superação no trabalho, a satisfação com a vida e a intenção de continuar na empresa. A pesquisa empírica foi realizada em parceria com o Instituto Algar e o Instituto Alair Martins, os quais estão vinculados a dois importantes grupos empresariais no Brasil, por meio de um questionário respondido por 331 empregados participantes dos programas de VE. A análise dos dados estatísticos foi realizada com recurso ao software estatístico IBM SPSS AMOS e baseada no Modelo das Equações Estruturais (MEE). Os resultados identificaram que as dimensões motivacionais compreensão e aprimoramento, juntamente com a religião e o suporte empresarial influenciam a satisfação com o voluntariado e esta impacta positivamente o comprometimento afetivo e a superação no trabalho. Em outras palavras, o aprendizado de novas habilidades, a troca de experiências, o aumento da autoestima, a oportunidade de praticar a fé religiosa e o apoio e incentivo recebido da empresa são fatores que contribuem positivamente para a satisfação do empregado em sua atuação como voluntário, e por conseguinte, empregados mais satisfeitos com o VE são empregados mais comprometidos emocionalmente com a empresa e que possuem maiores capacidades de realizar suas tarefas organizacionais apesar dos desafios existentes. As conclusões deste estudo contribuem para reforçar o valor dos programas de VE e para incentivar a continuidade e o aperfeiçoamento dos mesmos bem como a adoção por novas empresas dessa prática, que tem sido promovida pelas melhores empresas para se trabalhar no mundo. Esta dissertação inova ao trazer a satisfação com o voluntariado para o centro da investigação nesta área, fazendo a conexão entre os estímulos recebidos e os resultados de natureza pessoal e laboral.
Volunteering is a social phenomenon that basically consists of donating time, effort and skills to different types of non-profit activities. Usually, it is a practice carried out without linking with companies or the paid work environment, being a consequence of a choice of the individual to donate to a cause. However, gradually, companies have assumed volunteerism as an initiative in the field of corporate social responsibility and developed internal actions with employees for its promotion. Such initiatives, here called Corporate Volunteering, benefit not only the society, but also the employees and the company itself. In this context, the objective of this study is to investigate the motivations of employees that influence satisfaction with volunteering and the impact of this satisfaction on the employee's life and performance in the company. For this purpose, the psychosocial motivations, religion and company support were chosen as antecedents of satisfaction with volunteering, and affective commitment, job resourcefulness, satisfaction with life and the intention to remain in the company were selected as its consequences. The empirical research was carried out in partnership with Instituto Algar and Instituto Alair Martins, which are linked to two important business groups in Brazil, through a questionnaire answered by 331 employees participating in the Corporate Volunteering programs. Statistical analysis was performed using the SPSS AMOS statistical software and based on the Structural Equation Modeling (SEM). The results identified that the motivational dimensions of understanding and improvement along with religion and company support influence satisfaction with volunteering, while the last one positively impacts affective commitment and job resourcefulness. In other words, learning new skills, exchanging experiences, increasing self-esteem, the opportunity to practice religious faith, and the support and encouragement received from the company are factors that contribute positively to employee satisfaction in volunteering, and therefore, employees who are more satisfied with their volunteering activities are employees who are more emotionally committed to the company and who have greater abilities to carry out their organizational tasks despite the challenges. The conclusions of this study contribute to reinforce the value of Corporate Volunteering programs and to encourage their continuity and improvement, as well as the adoption by new companies of this practice, which has been promoted by the best companies to work in the world. This dissertation innovates by bringing satisfaction with volunteering to the center of research in this area, linking the stimuli received with the outputs of a personal and working nature.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84487
Rights: openAccess
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