Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84452
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
dc.contributor.authorSousa, Ana Catarina Vaz de-
dc.date.accessioned2019-01-24T23:19:42Z-
dc.date.available2019-01-24T23:19:42Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84452-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão, na Unidade Regional de Gestão do Acesso (URGA), na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC, I.P). Esta unidade é responsável pela gestão do acesso do utente aos cuidados de saúde, lidando diariamente não só com utentes, mas também com diversas instituições hospitalares, públicas, privadas e do sector social. Atendendo ao facto de grande parte da atividade da URGA ser direcionada à gestão do acesso do utente aos cuidados de saúde cirúrgicos, justifica-se o interesse em desenvolver o Relatório de Estágio em torno deste tema, mais especificamente na gestão das listas de espera para cirurgia eletiva. Os objetivos deste relatório prendem-se, assim, não só com a apresentação da entidade de acolhimento, bem como com a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio e respetiva reflexão crítica, mas também com a abordagem da gestão das listas de espera para cirurgia eletiva em Portugal, assim como outros subtemas a este intrinsecamente associados. Tendo em conta as especificidades do caso português, foi ainda elaborado um modelo matemático que tenta representar o funcionamento do mesmo, e apresentadas as suas potencialidades e limitações.O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão, na Unidade Regional de Gestão do Acesso (URGA), na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC, I.P). Esta unidade é responsável pela gestão do acesso do utente aos cuidados de saúde, lidando diariamente não só com utentes, mas também com diversas instituições hospitalares, públicas, privadas e do sector social. Atendendo ao facto de grande parte da atividade da URGA ser direcionada à gestão do acesso do utente aos cuidados de saúde cirúrgicos, justifica-se o interesse em desenvolver o Relatório de Estágio em torno deste tema, mais especificamente na gestão das listas de espera para cirurgia eletiva. Os objetivos deste relatório prendem-se, assim, não só com a apresentação da entidade de acolhimento, bem como com a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio e respetiva reflexão crítica, mas também com a abordagem da gestão das listas de espera para cirurgia eletiva em Portugal, assim como outros subtemas a este intrinsecamente associados. Tendo em conta as especificidades do caso português, foi ainda elaborado um modelo matemático que tenta representar o funcionamento do mesmo, e apresentadas as suas potencialidades e limitações.por
dc.description.abstractThis report was written considering the internship that took place in Unidade Regional de Gestão do Acesso (URGA), in Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC, I.P). This unit is responsible for the management of patient access to healthcare. It deals in a daily basis not only with patients but also with diverse health institutions (public, private and social care sector institutions). Considering that most of URGA activities are directed to the management of patient access to surgical care, this report has considered as its main focus the management of waiting lists for elective surgery.This report has as main objectives the presentation of the host institution, the description of the activities performed during the internship, including a critical analysis, as well as describing some of the research works related with waiting list management in the health sector that have been published. Considering the specificities of the Portuguese situation, a mathematical model has been developed that tries to represent the way waiting lists management operates in Portugal. A critical analysis describing the model assumptions and limitations is performed.This report was written considering the internship that took place in Unidade Regional de Gestão do Acesso (URGA), in Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC, I.P). This unit is responsible for the management of patient access to healthcare. It deals in a daily basis not only with patients but also with diverse health institutions (public, private and social care sector institutions). Considering that most of URGA activities are directed to the management of patient access to surgical care, this report has considered as its main focus the management of waiting lists for elective surgery.This report has as main objectives the presentation of the host institution, the description of the activities performed during the internship, including a critical analysis, as well as describing some of the research works related with waiting list management in the health sector that have been published. Considering the specificities of the Portuguese situation, a mathematical model has been developed that tries to represent the way waiting lists management operates in Portugal. A critical analysis describing the model assumptions and limitations is performed.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectgestão de listas de esperapor
dc.subjectcuidados de saúdepor
dc.subjectcirurgia eletivapor
dc.subjecttempo de esperapor
dc.subjectotimizaçãopor
dc.subjectwaiting list managementeng
dc.subjecthealthcareeng
dc.subjectelective surgeryeng
dc.subjectwaiting timeeng
dc.subjectoptimizationeng
dc.titleGestão de Listas de Espera Para Cirurgia Eletiva: O Caso Portuguêspor
dc.title.alternativeManagement of Waiting Lists for Elective Surgery: The Portuguese Caseeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAdministração Regional de Saúde do Centro, I.P.-
degois.publication.titleGestão de Listas de Espera Para Cirurgia Eletiva: O Caso Portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202158896-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, Ana Catarina Vaz de::0000-0003-4647-0502-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMelo, Manuel Paulo Albuquerque-
uc.degree.elementojuriDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
uc.degree.elementojuriRaposo, Víctor Manuel dos Reis-
uc.contributor.advisorDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2517-7905-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Final.pdf848.75 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

640
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,188
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons