Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84287
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorFilipe, Mariana Pedro-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:30:26Z-
dc.date.available2019-01-19T23:30:26Z-
dc.date.issued2017-10-24-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84287-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractPretendeu-se com esta dissertação de mestrado analisar criticamente a evolução do ensino pré-escolar, tanto em Portugal como noutros países. Após revisão bibliográfica, evidenciou-se que existe uma tendência internacional para a formalização dos currículos académicos, tão precocemente quanto o ensino pré-escolar, enquanto se dissipa o investimento no tempo de brincadeira livre. Paralelamente existe um movimento social e académico, a nível internacional, que começa a alertar para as possíveis consequências deste novo paradigma pedagógico.Realizou-se entrevistas a um grupo de educadoras (N=5), no sentido de conhecer a realidade portuguesa, no que toca às tendências educativas na educação pré-escolar. Após análise dos resultados, constatou-se que a educação pré-escolar em Portugal tem vindo, gradualmente a privilegiar o ensino de domínios académicos, em detrimento do tempo dedicado à brincadeira livre, muito à semelhança do que já acontece em países como os EUA e Inglaterra. Vários estudos revelam que a introdução precoce a conteúdos académicos não se traduz necessariamente em melhores resultados académicos a longo prazo; para além disso, sublinham que deste tipo de modelo educativo poderá resultar tanto num conjunto de consequências negativas para o desenvolvimento das crianças assim como, noutro ângulo, numa pressão sobre as(os) educadoras(es), muito à semelhança do que já acontece no ensino básico e secundário. É, desta forma, necessário que se estude mais aprofundadamente esta temática e que a mesma seja motivo de análise e debate por diversas entidades.pt
dc.description.abstractIt is intended, with this dissertation, to critically analyse the evolution of the pre-school education, in Portugal as well as in other countries. After the literature review, there is evidence of an international tendency to focus the curriculum in the achievement of academic competences, as soon as the pre-school, while the investment in time for free play is lost. At the same time, parents and teachers, as well as academics, have started to worry that this new pedagogic paradigm might have negative consequences in children’s development. In order to know the Portuguese reality in terms of the pre-school education, a group of pre-school teachers were interviewed (n=5). After the results analysis, it is verified that the pre-school in Portugal is beginning to privilege the academic domains to the detriment of time for free play, as already happens in countries like the United States of America, England and Canada.Several studies show that the early introduction to academic contents does not translate, necessarily, in better academic results in long term; furthermore many stand out that this education model may result in negative consequences in the children development. Moreover the investigation shows that not only students, but also parents and teachers are under a lot of pressure to show better results, creating a pedagogical environment of anxiety and competition.It is necessary to study more thoroughly this thematic, and that an analyse and debate be held by different entities.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectEnsino pré-escolarpt
dc.subjectBrincar livrept
dc.subjectLiteracia emergentept
dc.subjectPreschool educationpt
dc.subjectFree playpt
dc.subjectEmergent literacypt
dc.titleO Brincar e a Sobrevalorização das Competências Académicas no Ensino Pré-Escolarpt
dc.title.alternativePlay and the overvaluation of the academic domains in pre school educationpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
degois.publication.titleO Brincar e a Sobrevalorização das Competências Académicas no Ensino Pré-Escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-10-23*
dc.identifier.tid202144550pt
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologiapt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFilipe, Mariana Pedro::0000-0002-4411-147X-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriSantos, Eduardo João Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE FINAL para entregar.pdf842.93 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

436
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

338
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons