Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84251
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
Other Titles: Teacher Training Report developed at Escola Básica e Secundária de Anadia with the 9th grade class A in the 2016/2017 school year.
Authors: Martins, Ana Miguel Bastos 
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Relatório de Estágio Pedagógico; Processo Ensino-Aprendizagem; Análise Reflexiva; Atividade Física; Physical Education; Report of Teacher Training; Teaching-Learning Process; Reflective Analysis; Physical Activity
Issue Date: 29-Jun-2017
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no presente ano letivo – 2016/2017. Este Relatório conclui um ciclo de estudos em que todas as aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação foram aplicadas, em situação real, isto é, todos os conhecimentos teóricos assimilados até ao momento foram aplicados, adaptados e ajustados de acordo com as condições em que estivemos inseridos. O presente documento tem como principal objetivo a análise e a reflexão da nossa prática pedagógica ao longo do processo de ensino-aprendizagem, bem como a apresentação do nosso estudo. Assim, este documento divide-se em duas partes essenciais. A primeira abrange todas as áreas envolvidas pelo Estágio Pedagógico, incluindo a contextualização da prática, com a caracterização do meio e da turma, e a análise reflexiva da prática pedagógica, com a descrição e justificação das tarefas desenvolvidas ao nível do planeamento, realização, avaliação, entre outras. A segunda parte envolve o tema-problema, “Relação entre o Aumento da Carga Horária Semanal de Atividade Física e a Alteração dos Valores Antropométricos e de Aptidão Física em alunos do 5º ano”, a sua descrição/metodologia, o tratamento dos dados recolhidos, com o objetivo central de tentar perceber se 45 minutos semanais de atividade física, para além do horário normal de Educação Física, alteram os valores mencionados acima.
The Final Report of the Teacher’s Training comes within the scope of the Master Degree in Teaching Physical Education for Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Teaching Training was accomplished in Escola Básica e Secundária de Anadia, with the 9th grade, class A, in the present school year – 2016/2017. This Report concludes a study cycle in which all the learning acquired during our academic education was applied, in real context, that is, all the theoretical knowledge assimilated so far was applied, adapted and adjusted according to the conditions in which we were inserted. The main goal of this document is the analysis and reflection of our pedagogical practice throughout the teaching-learning process, as well as the presentation of our study. So, this document is divided into two essential parts. The first one covers all the areas involved in the Teacher Training, including the contextualization of the practice, the characterization of the environment and the class, and the reflexive analysis of the pedagogical practice, with the description and justification of the tasks developed in the planning, realization, evaluation, among others. The second part involves the problem-theme, "Relationship between the increase in weekly hours of physical activity and the change of anthropometric and physical fitness values in 5th graders", its description/methodology, the treatment of the data collected, with the central objective of trying to understand if 45 minutes of physical activity per week, beyond the normal time of Physical Education, changes the values mentioned above.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84251
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_Ana_Martins.pdf3.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

439
checked on Aug 27, 2024

Download(s) 50

433
checked on Aug 27, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons