Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84250
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorMaia, Nuno Miguel de Sousa-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:22:39Z-
dc.date.available2019-01-19T23:22:39Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.date.submitted2019-01-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84250-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO caminho por nós realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se encontra espelhada no presente documento. O processo ensino-aprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e adaptação às diversidades encontradas na realidade escolar onde se inserem.O presente relatório analisa os conhecimentos e experiências adquiridas durante o Estágio Pedagógico com a turma A do 9º ano, na Escola Secundária da Lousã, no ano letivo 2016/2017.Inicialmente realizamos a contextualização da prática desenvolvida (ou reconhecimento da expedição à montanha), que consiste na descrição dos elementos factuais do relatório, que servem de suporte para a reflexão da prática. De seguida analisamos reflexivamente a prática pedagógica (ou ascensão ao cume da montanha), onde sustentamos as posições tomadas no decorrer do Estágio Pedagógico. No capítulo seguinte, realizamos o aprofundamento do tema/problema “Qualidade das aprendizagens de Educação Física- conteúdos práticos e níveis de aptidão física”. Onde foi possível concluir que relativamente à matéria observada a maioria dos alunos apresenta um nível satisfatório que lhes permite integrar e realizar um jogo de andebol. Quanto aos níveis de aptidão física concluímos que estes se encontram muito abaixo do expectável, com a maioria dos alunos fora da zona saudável de aptidão física. Para finalizar realizamos uma conclusão relativa ao percurso realizado, onde enunciamos as competências e aprendizagens adquiridas e realizamos um breve conclusão relativa ao estudo efectuado.por
dc.description.abstractThe path taken by us during the Teacher Training has led to a critical analysis and reflection that is mirrored in this document. The teaching-learning process requires the trainee teachers to constantly work on retrospection and adaptation to the diversities found in the school reality where they are inserted.This report analyzes the knowledge and experiences acquired during the Teacher Trainning with the class A of the 9th grade, in “Escola Secundária da Lousã”, in the 2016/2017 school year.Initially we contextualize the developed practice (or recognition of the expedition to the mountain), describing the factual elements of the report, which serve as a support for the reflection. We then analyze reflexively the pedagogical practice (or ascension to the top of the mountain), where we sustain the positions taken during the Teacher Trainning. To conclude, we deepen the theme / problem "Qualities of learning Physical Education - mastery of practical contents and levels of physical fitness". We conclude that in relation to the observed matter the majority of the students presents a satisfactory level that allows them to integrate and to realize a game of handball. As for the levels of physical fitness we found that these are far below the expected level, since the majority of students is outside the healthy zone of physical fitness. To conclude we make a conclusion about the path taken, where we state the competences and learning acquired and make a brief conclusion about the study carried out.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectQualidade das Aprendizagenspor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectQuality of Learningeng
dc.subjectPhysical Fitnesseng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Físicapor
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE HIGH SCHOOL OF LOUSÃ, NEXT TO THE 9th GRADE, IN THE YEAR 2016/2017 - Quality of Learning in Physical Education - Practical Contents and Levels of Physical Fitnesseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Físicapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202146057-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMaia, Nuno Miguel de Sousa::0000-0003-4543-7647-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriFurtado, Paulo Jorge Trindade da Cruz Sá-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_NunoMaia.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

487
checked on Sep 24, 2024

Download(s) 50

557
checked on Sep 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons