Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84180
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDimas, Isabel Cristina Dórdio-
dc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
dc.contributor.authorPalácio, Ângela Isabel Duarte-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:09:24Z-
dc.date.available2019-01-19T23:09:24Z-
dc.date.issued2017-02-27-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/84180-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente dissertação propõe-se testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre o capital psicológico e a eficácia grupal. Com este propósito, realizou-se um estudo empírico com 82 equipas de trabalho pertencentes a variados setores de atividade (e.g. serviços, industria). Como método de recolha de dados utilizou-se o questionário, tendo os dados recolhidos sido analisados através da análise de regressão múltipla e todas as análises foram efetuadas ao nível grupal. Os resultados obtidos suportaram as hipóteses, mostrando que o capital psicológico se relaciona positivamente com a aprendizagem grupal e com a eficácia grupal. Observou-se também que a aprendizagem grupal se relaciona positivamente com a eficácia grupal. Por fim, a aprendizagem grupal revelou-se um mediador parcial na relação entre o capital psicológico e a viabilidade, o desempenho e os processos de melhoria. Assim, podemos afirmar que os resultados obtidos demonstram a relevância do capital psicológico e dos comportamentos de aprendizagem grupal na eficácia das organizações.por
dc.description.abstractThe present dissertation proposes to test the mediating role of learning behaviors in the relationship between psychological capital and team effectiveness. With this purpose, an empirical study was carried out with 82 work teams belonging to various sectors of activity (services, industry). As a method of data gathering we used the questionnaire and the data collected were analyzed through multiple regression analyzes and all analyzes were performed at the group level. Overall, the results obtained supported the hypotheses, revealing that psychological capital is positively related to group learning and to group effectiveness. It was also observed that group learning is positively related to group effectiveness. Finally, team learning appeared as a partial mediator in the relationship between psychological capital and viability, performance and the team processes improvement. Thus, we can say that the results obtained demonstrate the relevance of psychological capital and group learning behaviors in the effectiveness of organizations.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectpapel mediadorpor
dc.subjectcomportamentos de aprendizagem grupalpor
dc.subjectcapital psicológicopor
dc.subjecteficácia grupalpor
dc.subjectmediating roleeng
dc.subjectgroup learning behaviorseng
dc.subjectpsychological capitaleng
dc.subjectgroup effectivenesseng
dc.titleSuper HERO teams: O impacto do capital psicológico das equipas na aprendizagem e na eficáciapor
dc.title.alternativeSuper HERO teams: The impact of teams psychological capital on team learning and effectivenesseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleSuper HERO teams: O impacto do capital psicológico das equipas na aprendizagem e na eficáciapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143708-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPalácio, Ângela Isabel Duarte::0000-0002-0208-3300-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.degree.elementojuriDimas, Isabel Cristina Dórdio-
uc.degree.elementojuriPereira, Marta Sofia Lopes-
uc.contributor.advisorDimas, Isabel Cristina Dórdio-
uc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitInstitute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4481-2644-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1405-3835-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ângela-Tese FINALISSIMA.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

426
checked on Sep 24, 2020

Download(s) 50

375
checked on Sep 24, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons