Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84180
Title: Super HERO teams: O impacto do capital psicológico das equipas na aprendizagem e na eficácia
Other Titles: Super HERO teams: The impact of teams psychological capital on team learning and effectiveness
Authors: Palácio, Ângela Isabel Duarte 
Orientador: Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Lourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva
Keywords: papel mediador; comportamentos de aprendizagem grupal; capital psicológico; eficácia grupal; mediating role; group learning behaviors; psychological capital; group effectiveness
Issue Date: 27-Feb-2017
Serial title, monograph or event: Super HERO teams: O impacto do capital psicológico das equipas na aprendizagem e na eficácia
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A presente dissertação propõe-se testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre o capital psicológico e a eficácia grupal. Com este propósito, realizou-se um estudo empírico com 82 equipas de trabalho pertencentes a variados setores de atividade (e.g. serviços, industria). Como método de recolha de dados utilizou-se o questionário, tendo os dados recolhidos sido analisados através da análise de regressão múltipla e todas as análises foram efetuadas ao nível grupal. Os resultados obtidos suportaram as hipóteses, mostrando que o capital psicológico se relaciona positivamente com a aprendizagem grupal e com a eficácia grupal. Observou-se também que a aprendizagem grupal se relaciona positivamente com a eficácia grupal. Por fim, a aprendizagem grupal revelou-se um mediador parcial na relação entre o capital psicológico e a viabilidade, o desempenho e os processos de melhoria. Assim, podemos afirmar que os resultados obtidos demonstram a relevância do capital psicológico e dos comportamentos de aprendizagem grupal na eficácia das organizações.
The present dissertation proposes to test the mediating role of learning behaviors in the relationship between psychological capital and team effectiveness. With this purpose, an empirical study was carried out with 82 work teams belonging to various sectors of activity (services, industry). As a method of data gathering we used the questionnaire and the data collected were analyzed through multiple regression analyzes and all analyzes were performed at the group level. Overall, the results obtained supported the hypotheses, revealing that psychological capital is positively related to group learning and to group effectiveness. It was also observed that group learning is positively related to group effectiveness. Finally, team learning appeared as a partial mediator in the relationship between psychological capital and viability, performance and the team processes improvement. Thus, we can say that the results obtained demonstrate the relevance of psychological capital and group learning behaviors in the effectiveness of organizations.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/84180
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ângela-Tese FINALISSIMA.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

419
checked on Jul 30, 2020

Download(s) 50

371
checked on Jul 30, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons