Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84058
Title: Atividades com Crianças e Jovens num Centro de Diagnóstico e Atendimento
Other Titles: Activities with Children and Youth in a Diagnosis and Care Center
Authors: Lima, Jacqueline de Paula Souza e 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Keywords: autoconceito; dificuldades de aprendizagem; crianças; adolescentes; self-concept; learning disabilities; children; teenagers
Issue Date: 31-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Atividades com Crianças e Jovens num Centro de Diagnóstico e Atendimento
Place of publication or event: Centro Espírita Beneficente - 30 de Julho
Abstract: O presente relatório surge da intervenção pedagógica realizada durante o estágio curricular no Centro de Atendimento e Diagnóstico – “30 de Julho”. Este relatório tem como objetivo analisar o autoconceito e o desempenho de crianças e jovens que frenquentam atendimento multidisciplinar. Mais especificamente será averiguado uma possível correlação entre o autoconceito e o desempenho escolar com a idade dos participantes.Ao longo do relatório estão presentes a caracterização da instituição, as atividades realizadas pela instituição e por mim dentro da mesma, para além disso, são apresentadas planificações das atividades.O objetivo deste estudo foi verificar se os participantes têm diferenças significativas na correlação entre as dificuldades de aprendizagem e o autoconceito.O intrumento utilizado para avaliar o autoconceito foi escala de "Piers-Harris Children's Self-Concept Scale" (PHCSCS-2) reduzida a 60 itens por Piers & Herzberg em 2002, com adaptação à população portuguesa por Feliciano Veiga em 2006, este instumento foi redigido para o português do Brasil para as crianças e jovens pudessem compreender os 60 itens; o instrumento para avaliar o desempenho escolar foi o Teste de Desempenho Escolar (TDE) por Lilian Milnitsky Stein em 1994.A amostra do estudo é composta por 20 crianças e jovens, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 10 a 15 anos, do 5º ao 9º ano do Ensino Básico, que já realizam atendimento multidisciplinar. Observou-se que não há grandes diferenças significativas na correlação, porém é evidente nos resultados que o sexo masculino tem mais dificuldades de aprendizagem do que o sexo feminino.Os resultados obtidos revelaram que o nível de autoconceito encontra-se dentro dos parametros normais, porém no Tesde de Desempenho Escolar é possível verificar que existe uma grande dificuldade na aritmética. Para além disso, foi verificado que existe uma defasagem escolar entre a idade e o ano escolar que as crianças e jovens encomtra-se, no entanto, é um defasagem que varia entre 1 ou 2 anos. Por fim, é necessário encontrar uma forma de diminuir as dificuldades de aprendizagem, mas também de criar alternativas para promover o desenvolvimento socioemocional e o autoconhecimento.
This report is based on the pedagogical intervention carried out during the curriculum internship at the "30 de Julho" Care and Diagnostic Center.The objective of this report is to analyze the self-concept and performance of children and young people who become multidisciplinary. More specifically, a possible correlation between self-concept and school performance with the participants' age will be investigated.Throughout the report are present the characterization of the institution, the activities carried out by the institution and me within it, in addition, are presented activities planning.The aim of this study was to verify if the participants had significant differences in the correlation between learning difficulties and self-concept.The Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (PHCSCS-2) scale reduced to 60 items by Piers & Herzberg in 2002, adapted to the Portuguese population by Feliciano Veiga in 2006, this instrument was used to evaluate self-concept. written in Brazilian Portuguese for children and young people could understand the 60 items; the instrument for assessing school performance was the Lilian Milnitsky Stein School Performance Test (TDE) in 1994.The sample of the study is composed of 20 children and young people of both sexes, aged 10 to 15 years, from the 5th to the 9th grade of Basic Education, who already perform multidisciplinary care. It was observed that there are no significant significant differences in the correlation, but it is evident in the results that the male sex has more learning difficulties than the female sex.The results obtained revealed that the level of self-concept is within the normal parameters, but in the School Performance Test it is possible to verify that there is a great difficulty in arithmetic. In addition, it has been found that there is a school gap between the age and the school year that children and young people are enrolled in, however, it is a lag that varies between 1 and 2 years. Finally, it is necessary to find a way to reduce learning difficulties, but also to create alternatives to promote socio-emotional development and self-knowledge.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84058
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JacquelinePSLima.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

512
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,289
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons