Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83350
Título: Descobrir o sistema cardiovascular e as rochas magmáticas através de recursos multimédia
Outros títulos: Discover the cardiovascular system and magmatic rocks through multimedia resources
Autor: Soares, Diana Rita Carvalho 
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Palavras-chave: Biologia e Geologia; Ensino e aprendizagem; Recursos multimédia; Rochas magmáticas; Sistema cardiovascular; Biology and Geology; Cardiovascular system; Magmatic rocks; Multimedia resources; Teaching and learning
Data: 14-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Descobrir o sistema cardiovascular e as rochas magmáticas através de recursos multimédia
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: O estágio pedagógico representa uma etapa fundamental na formação inicial de professores, pois promove a transição do aluno a professor, provocando o primeiro contato com a profissão docente e a aplicação prática dos conhecimentos construídos no 1º ciclo (Licenciatura) e 2º ciclo (Mestrado). Os objetivos gerais deste relatório são descrever, de forma contextualizada, as atividades e estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de D. Duarte (ESDD), em Coimbra, durante o ano letivo de 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra, e refletir de forma crítica sobre as experiências, vivências, dificuldades, competências desenvolvidas e aspetos que podem vir a ser melhorados ao longo da vida. Os objetivos específicos foram: 1) desenhar, construir e implementar recursos multimédia como estratégia de ensino e aprendizagem; 2) avaliar os recursos utilizados; e 3) refletir sobre a prática letiva. É feita uma descrição dos intervenientes neste processo e das atividades desenvolvidas, com destaque para a prática letiva, por ser a atividade com maior importância durante o estágio pedagógico, que permitiu o desenvolvimento de competências, nos domínios cognitivo, procedimental e atitudinal, necessárias para a pedagogia, através dos processos de ensino e aprendizagem. A iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, foi desenvolvida no 9º e 11º anos de escolaridade. No primeiro foi lecionada a componente de Biologia com o tema “Sistema cardiovascular”, distribuído por 8 blocos de 45 min, no segundo, a componente de Geologia com os temas “Minerais” e “Rochas magmáticas”, distribuídos por 5 blocos de 90 min e 4 blocos de 135 min. A utilização dos recursos multimédia como estratégia de ensino e aprendizagem foi analisada através da análise das respostas às questões, relacionadas com os temas lecionados, nas provas de avaliação sumativa e de um inquérito por questionário. A percentagem de respostas corretas nas provas sumativas revelou que, a maioria dos alunos, tem maior facilidade nas questões de memorização. Na perspetiva dos alunos, a seleção dos recursos multimédia foi adequada para os processos de ensino e aprendizagem, sendo a sua utilização vantajosa maioritariamente ao nível cognitivo.
The pedagogical training represents a fundamental step in the initial formation of teachers, since it promotes a transition from student to teacher, inducing the first contact with the teaching profession and the practical application of the knowledge acquired during the 1st cycle (Bsc) and 2nd cycle (Master).The main objectives of this report were to describe the activities and strategies of teaching and learning, in a contextualised way, developed during the pedagogical training carried out throughout the academic year 2016/2017 at the Secondary School of D. Duarte, within the framework of the Master’s degree in Biology and Geology in the 3th Cycle of Basic Education and Secondary Education of the University of Coimbra, and to reflect, in a critical way, about the experiences, difficulties, developed competences and aspects that can be improved in lifelong learning. The specific goals were: 1) to design, build and implement the multimedia resources as teaching and learning strategies; 2) to evaluate the used resources; and 3) to reflect on the teaching practice. It is made A description of the participants involved in this process and the developed activities were reported, giving more emphasis to the teaching practice, as it is one of the activities with greater importance during the pedagogical training. It has enabled the development of competences, in the cognitive, procedimental and attitudinal domains, necessary for pedagogy, through the teaching and learning processes. The initiation to professional practice, including supervised teaching, was developed in a 9th grade class and in an 11th grade class. In the first one, the Biology component was developed with the theme: “Cardiovascular system” distributed in 8 blocks of 45 min each. In the 2nd one, the Geology component was developed with the themes “Minerals” and “Magmatic rocks”, distributed in 5 blocks of 90 min each and in 4 blocks of 135 min each. The use of the multimedia resources as a teaching and learning strategy was analysed, based on the answers to questions, related with the subjects taught, in the summative evaluation tests, and on an inquiry questionnaire. The percentage of correct answers in the summative evaluation tests revealed that the majority of students have more facility in the memorisation questions. The selection of multimedia resources, from the perspective of the students, was adequate for the teaching and learning processes and their use is advantageous mainly at the cognitive level.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83350
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Relatório de Estágio V4- Diana Soares 20 junho.pdf11.91 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

512
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

367
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons