Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82817
Title: (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
Other Titles: (Dis)assembling temporalities in Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero'17 and Contemporary Art in the Monastery
Authors: Oliveira, Ricardina Estefânia da Silva 
Orientador: Trindade, Maria Luísa Pires do Rio Carmo
Keywords: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Anozero'17; Bienal; Arte Contemporânea; Mosteiro de Santa Clara-a-Nova; Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Anozero'17; Biennial; Contemporary art; Monastery of Santa Clara-a-Nova
Issue Date: 30-Oct-2018
Serial title, monograph or event: (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
Place of publication or event: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Abstract: “(Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro” intitula o presente relatório de estágio, apresentado no âmbito do Mestrado em Arte e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, relativamente ao estágio curricular realizado no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, entre setembro de 2017 e janeiro de 2018. Este estudo tem como objetivo principal relatar o processo de realização das exposições (montagens e desmontagens) no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova no âmbito de Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, em 2017. O primeiro capítulo é constituído por uma breve contextualização histórica sobre a entidade de acolhimento, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, instituição que, desde a sua fundação, em 1958, visa promover e sensibilizar o público para a Arte Contemporânea e para a cultura. Em 2015, o CAPC organizou e produziu, em parceria com a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, o Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Assim, a primeira parte do segundo capítulo é dedicada à criação do Anozero e aos resultados da sua primeira edição. A segunda parte do capítulo começa por descrever o mote da segunda edição, “Curar e Reparar”. Tendo sido o Anozero’17 constituído por uma única exposição repartida por vários espaços da cidade, este capítulo descreve-os, bem como às suas conexões. No epicentro deste circuito esteve o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova albergando obras de vinte e um artistas. Edifício monumental, erguido no século XVII para as freiras clarissas e, após a extinção das ordens religiosas, ocupado pelo Exército Português, até 2006, estava, em 2017, maioritariamente desocupado. A bienal constituiu verdadeiramente a primeira oportunidade para o público aceder a este conjunto patrimonial. Contudo, reunir as condições necessárias para a realização deste evento obrigou a diversas adaptações. É justamente todo o processo de acolhimento das exposições no Mosteiro que pretendo descrever, a par do trabalho de cada artista. No terceiro capítulo concretizo um balanço sobre o estágio curricular no CAPC, mencionando as atividades desenvolvidas e analisando criticamente o meu desempenho nesta instituição. Em síntese, a leitura do presente relatório permitirá acompanhar todo o meu estágio no CAPC e, concretamente, no âmbito do Anozero’17.
“"(Dis)assembling temporalities in Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero'17 and Contemporary Art in the Monastery” is the title of the present internship report presented in the scope of the Master's Degree in Art and Heritage of the Faculdade de Letras of Universidade de Coimbra, in relation to the curricular internship held at the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra between September 2017 and January 2018. This study main objective is to report the process of realization of the exhibitions (mount and dismantle) in the Monastery of Santa Clara-a-Nova within Anozero - Biennial of Contemporary Art of Coimbra, in 2017. The first chapter consists of a brief historical context about the host institution, the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, an institution that, since its foundation in 1958, aims to promote and sensitize the public to contemporary art and culture. In 2015, the CAPC organized and produced, in partnership with the University of Coimbra and the Coimbra City Hall, the Anozero - Biennial of Contemporary Art in Coimbra. Thus, the first part of the second chapter is devoted to the creation of Anozero and the results of its first edition. The second part of the chapter begins by describing the motto of the second edition, "Healing and Repairing." Since Anozero'17 was constituted by a single exhibition divided by several spaces of the city, this chapter describes them, as well as their connections. The epicenter of this circuit was the Monastery of Santa Clara-a-Nova housing works of twenty-one artists. This monumental building was erected in the seventeenth century for the Clarian nuns and, after the extinction of religious orders, occupied by the Portuguese Army until 2006. In 2017 was mostly empty and almost abandoned. The biennial was truly the first opportunity for the public to access this heritage complex. However, meeting the necessary conditions for the realization of this event forced several adaptations. It is precisely the whole process of hosting the exhibitions in the Monastery that I intend to describe, along with the work of each artist. The third chapter consists on a balance of my curricular internship in the CAPC, mentioning the activities developed and a critical analysis on my performance in this institution. In essence, reading this report allows the reader to follow my entire internship at the CAPC and, specifically, within the framework of the Anozero'17.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82817
Rights: openAccess
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