Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82513
Title: Impacto do referencial ACSA nas Unidades de Saúde
Other Titles: The impact of ACSA programme in healhcare providers
Authors: Vaz, Susana Cristina Oliveira 
Orientador: Ferreira, Pedro Augusto Melo Lopes
Keywords: Qualidade em Saúde; Avaliação da Qualidade; Acreditação; Referencial ACSA; Impacto da Acreditação em Saúde; Quality in Healthcare; Quality Assessment; Accreditation; ACSA program; Impact of Health care Accreditation
Issue Date: 11-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Impacto do referencial ACSA nas Unidades de Saúde
Place of publication or event: Porto
Abstract: Há vários anos que se discute internacionalmente qual o impacto da implementação de sistemas de acreditação nas unidades de saúde. Em 2009 o Ministério da Saúde (MS) definiu como modelo oficial de acreditação, o referencial da Agencia de Calidad Sanitaria Andalucia (ACSA). Decorridos alguns anos desde a adoção deste modelo, considerou-se pertinente a recolha de informação que permitisse aferir qual o impacto deste referencial nas instituições de saúde que em Portugal já se encontram acreditadas pelo mesmo, traduzindo-se este no objetivo principal do estudo, para o qual foram também formuladas algumas hipóteses de investigação.Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário, construído especificamente para este efeito, o qual foi remetido a todas as 93 entidades que, até 28 de Fevereiro 2017, tinham obtido a acreditação pelo modelo ACSA em algum dos seus serviços/unidades de saúde.Foram obtidas 76 respostas ao questionário, num total de 93 entidades acreditadas, das quais 89,5 % referem-se a unidades de saúde de natureza pública e maioritariamente (53,9%) do setor hospitalar, tendo 43,3% dos respondentes selecionado a melhoria da qualidade dos cuidados como a principal motivação para adesão ao processo.As respostas obtidas às questões relativas à dimensão Avaliação do Impacto do modelo ACSA foram muito consensuais entre os respondentes, e com uma percentagem de resposta superior a 90% nas opções que valorizam o modelo ACSA enquanto modelo com impacto nas unidades de saúde. Considerando as estatísticas descritivas poderemos concluir que a acreditação em Portugal tem gerado nas instituições de saúde um efeito positivo, podendo ser destacadas as consequências ao nível dos recursos humanos (motivação dos profissionais, trabalho em equipa e melhoria da comunicação) e da melhoria da cultura organizacional, com especial enfoque na melhoria dos processos, conclusões estas que vão de encontro à evidência internacional. De referir que ainda que o modelo nacional de acreditação esteja disponível para os prestadores de natureza pública e não pública, têm sido os de natureza pública que maioritariamente têm aderido ao mesmo, o que desde logo impossibilita que se delineiem conclusões mais abrangentes para todo o Sistema Nacional de Saúde. Nesse sentido, uma potencial implicação deste estudo poderá ser a reflexão sobre a necessidade de revisão da estratégia que atualmente tem vindo a ser utilizada, com vista a captar um maior número de prestadores não públicos, para que possamos falar de um verdadeiro programa nacional de acreditação. A repetição de um novo estudo de impacto poderá fazer sentido após a obtenção de um maior número de serviço/instituições acreditadas, de diferentes naturezas, e decorrido um período maior desde o momento da acreditação.
For many years the impact of accreditation programs in healthcare providers has been internationally discussed. In 2009, the Health Ministry chose the Andalusian Agency for Healthcare Quality (ACSA) programme, as the official accreditation standard. Given that the empirical evidence on this topic, in Portugal, is very sparse, our objective is to assess the impact of this programme in the health care providers that are already accredited, in Portugal. Data was collected by means of an online questionnaire specifically built for this purpose, which was sent to all the 93 healthcare providers accredited by the ACSA programme at 28 February 2017. 76 questionnaires were received from a total of 93 accredited healthcare providers, of which 89.5% from public providers and the most from hospitals (53.9%). 43.3% of the respondents selected the improvement of quality of care as the main motivation to choose this programme.The answers to ACSA programme impact dimension, on a "very agree" to "strongly disagree" scale, were very consensual among respondents, with almost all of them being achieved by more than 90% in the options that say that the ACSA programme have a positive impact on the health care units.The answers given to questions related to the Impact Assessment of the ACSA programme were very consensual among the respondents with almost all of them being achieved by more than 90% in the options that say that the ACSA programme have a positive impact on the health care providers.Considering the descriptive statistics, we concluded that accreditation in Portugal created a positive effect in health care institutions, and improvements were emphasized in human resources (motivation of the professionals, teamwork and improvement of communication) and also in the organizational culture, with focus on the process improvement, in line with international evidence.It should be noted that although the national accreditation programme is available to public and non-public providers, those who adopted it the most were public providers, so it is not possible to draw more comprehensive conclusions for the entire National Health System.Like that, a potential implication of this study could be the need to revise the strategy that has been adopted, in order to attract a greater number of non-public providers, so that we can talk about a real national accreditation programme. A new impact study can make sense after a larger number of accredited public and non-public providers get in the programme, and a longer period has overpass after the moment of accreditation.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82513
Rights: openAccess
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