Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82201
Title: Plano de Negócios: produto inovador nos utensílios de cozinha.
Other Titles: Business Plan: innovative product in kitchenware.
Authors: Gomes, João Pedro Garcia 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Abafador; MagmaCover; Empreendedorismo; Inovação; Plano de Negócios; Thermal Solutions; MagmaCover; Entrepreneurship; Innovation; Business Plan
Issue Date: 26-Sep-2017
Serial title, monograph or event: Plano de Negócios: produto inovador nos utensílios de cozinha.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este projeto surge com o objetivo de apresentar um plano de negócios, que estude a viabilidade económico-financeira da criação da marca MagmaCover, uma marca de abafadores para comida em Portugal, uma marca que eleve os padrões de diferenciação pela inovação e com um plano estratégico capaz de alterar as regras do jogo deste segmento de mercado.Em primeiro lugar é crucial referir que este é um produto já existente, bem enraizado na cultura açoriana do artesanato, um produto já concebido e pensado pelos antepassados mas apenas para utilização própria, nunca para comercialização. É portanto daqui que nasce a ideia de “agarrar” este produto, dar lhe uma nova vida e fazer com que possa de facto chegar mais longe, se possível a todo o território nacional, porque vem sobretudo combater uma necessidade bem patente neste segmento de mercado, onde não existem abafadores capazes de conjugar funcionalidade e design e claramente distintos dos demais. Para quem pretende investir num negócio semelhante, os dados recolhidos permitem perceber que existe de facto potencial de negócio para a criação de uma marca de abafadores para comida altamente inovadora. Os indicadores de avaliação económico-financeira também se revelaram promissores.Neste estudo, para além de um inquérito e de duas entrevistas benchmarking, são utilizadas abordagens estratégicas e metodologias reconhecidas pela literatura. O grande “ser” deste estudo resume-se em dois pontos: a criação de uma nova proposição de valor para o público-alvo e o alcançar-se de um negócio sustentável e rentável para o empreendedor.Para o mundo académico, este projeto almeja a discussão entre estes sobre a forma de como criar uma proposta de valor altamente diferenciada, que faça a diferença na vida das pessoas de uma forma positiva. É crucial estimular o ecossistema empreendedor em Portugal, espicaçar para a criação de ideias de negócio inovadoras e sustentáveis.
This project emerges with the objective of presenting a business plan that studies the economic and financial viability of the brand creation of MagmaCover, a brand of thermal solutions for food in Portugal, a brand that elevates the standards of innovation differentiation and a strategic plan capable of changing the rules of the game of this market segment. Firstly, it is crucial to refer that this product already exists in the market, well founded in Azorean artisanship, a product already conceived and thought by our ancestors, but only for self-use, never for selling purposes. It is from this basis that is born the idea of “grabbing” this product and making it in a way that it can go to great lengths within the market, if possible in all the national territory, because it mostly comes to fight a necessity well patented in the market segment, where there are no viable thermal solutions capable of integrating functionality and design as good as MagmaCover, making it a product apart from all the other products within the genre.For someone to invest in a similar business, the data collected allows the knowledge that, in fact, there is potential in creating thermal solutions for food while being highly innovative. The indicators of the economic and financial evaluation also revealed promising.On this study, adding to an enquiry and two benchmarking interviews, there were also used strategical and methodological approaches acknowledged by literature. The great purpose of this study comes down to two points: the creation of a new proposal of high value to the target audience and the accomplishment of a sustainable and profitable business for the entrepreneur.For higher learning purposes, the project aims the discussion about how to create a highly differentiated and with added value business proposal, that makes the difference in people’s life’s in a positive way. It is crucial to stimulate the entrepreneurial ecosystem in Portugal and to dig deep for the creation of innovative and sustainable business ideas.
Description: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82201
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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