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Title: Arte poética de António de Ataíde
Authors: Cordeiro, Adriano Milho 
Orientador: Bernardes, José
Fialho, Maria
Keywords: Aristóteles; Arte; Classicismo; Camões; Comédia; Epopeia; Literatura; Lusíadas; Maneirismo; Platão; Poética; Teatro; Tragédia
Issue Date: 6-Jul-2018
Citation: CORDEIRO, Adriano Milho - Arte poética de António de Ataíde. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/80704
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: «uma obra de arte, forma acabada e fechada na sua perfeição de organismo perfeitamente calibrado, é igualmente aberta, com possibilidade de ser interpretada de mil modos diferentes sem que a sua irreproduzível singularidade seja por isso alterada. Cada fruição é assim uma interpretação e uma execução, pois que em cada fruição a obra revive numa perspectiva original.» Umberto Eco 1989: 68. «Os livros não são feitos para se crer neles, mas para serem submetidos a investigação. Diante de um livro não devemos perguntar-nos que coisa diz, mas que coisa quer dizer.» Umberto Eco 1984: 229. O presente estudo aborda pela primeira vez e de uma forma integral a obra manuscrita em vernáculo, intitulada Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escrever da autoria de D. António de Ataíde, 5.º conde da Castanheira e 1.º conde de Castro D’Aire. Pela primeira vez é lida, revista, se transcreve e se comenta. Trata-se de um documento manuscrito e o seu carácter crítico-literário permite-nos afirmar que foi uma das primeiras obras do género a ser escritas no contexto ibérico. A sua observação é de importância capital para a análise da teoria literária, em geral, e para o estudo e compreensão das obras de alguns autores lusos dos séculos XVI e XVII, em particular. Apesar do cerne deste trabalho se ocupar particularmente da transcrição e comentário de um Borrador de huma arte poetica, não poderíamos deixar de estar atentos, numa espécie de antecomeço, à importância que as reflexões de índole hermenêutica nos podem trazer para melhor nos situarmos na compreensão dos textos literários e artísticos. No I Volume da presente Tese de Doutoramento, depois de um conjunto de notas preambulares sobre a importância interpretativa que o Homem com as suas obras deve ocupar na sociedade hodierna, respeitando os tempos e os espaços do passado, no sentido de assim melhor compreendermos os fenómenos actuais, tornou-se óbvio efectivar na I Parte uma reflexão acerca da vida e da cultura do 1.º conde de Castro D’Aire. Ou seja, para compreendermos melhor a acuidade do Borrador de huma arte poetica de D. António de Ataíde tivemos que situar o autor na sua época. Essa tarefa tornou-se possível a partir da leitura e transcrição de inúmeros documentos, sobretudo manuscritos com carácter biográfico. A sua interpretação permitiu perceber a vida multifacetada de D. António de Ataíde. Aliás, sem a observação desses testemunhos esta obra teria ficado coarctada. A partir dos finais do século XV e, sobretudo após a redescoberta e a difusão da Poética de Aristóteles no primeiro quartel do século XVI, até cerca de meados da centúria de XVII, os trabalhos e investigações sobre teoria literária nunca mais deixaram de se desenvolver e aprofundar, assumindo-se como instância de estímulo e regulação da escrita poética. Toda a II Parte deste trabalho discorre sobre a teorização poética no Renascimento e seus plausíveis influxos em D. António de Ataíde. Os propósitos insertos no Borrador de D. António de Ataíde não surgiram do nada; eles inserem-se numa profícua tradição que remonta à Antiguidade greco-latina, tendo também em linha de conta as preceptivas literárias e o comentário de textos efectuados pelos grandes escoliastas do século XVI que determinavam o modo a seguir pelos criadores de arte literária. Na III Parte desta tese apresentamos de forma sucinta – porque as normas estatuídas assim o obrigam – um comentário, onde destacamos as ideias principais de D. António de Ataíde sobre preceitos poéticos. A erudição do 5.º conde da Castanheira, o vasto conjunto de criadores que referencia para fundamentar as suas ideias – como se pode verificar no índice onomástico que figura no final deste trabalho –, as inúmeras citações que apresenta quer de coevos quer de autores antigos, deixam-nos pistas para futuros trabalhos. Nas considerações finais deste trabalho verificámos que o exame e divulgação da teoria Poética de D. António de Ataíde é de extrema importância, porquanto e apesar de se tratar de um texto manuscrito, cujo jaez se aproxima do ‘comentário’, o seu estudo e publicação são extremamente importantes para a percepção da nossa História Literária da Época Clássica, para além de serem uma súmula notável sobre a teoria Poética do seu tempo e porquanto trata dos clássicos, antigos e modernos, de todos os tempos. Pena é que um Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escrever não tivesse passado disso mesmo, ainda que se trate de um texto manuscrito excepcional pelo valor que ele próprio contém, como desde já se pode inferir. No II volume, apresentamos a leitura e transcrição do manuscrito Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escreuer /, a partir Cód. 46-VIII-37, da Biblioteca da Ajuda, acompanhadas de um aparato crítico, seguidas de um conjunto de anotações genéricas e de um índice onomástico. ABSTRACT «uma obra de arte, forma acabada e fechada na sua perfeição de organismo perfeitamente calibrado, é igualmente aberta, com possibilidade de ser interpretada de mil modos diferentes sem que a sua irreproduzível singularidade seja por isso alterada. Cada fruição é assim uma interpretação e uma execução, pois que em cada fruição a obra revive numa perspectiva original.» Umberto Eco 1989: 68. “Os livros não são feitos para se crer neles, mas para serem submetidos a investigação. Diante de um livro não devemos perguntar-nos que coisa diz, mas que coisa quer dizer.» Vide Umberto Eco 1984: 229.
The present study approaches for the first time and in a complete way the vernacular manuscript entitled Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escrever by D. António de Ataíde, 5th Count of Castanheira and 1st Count of Castro Daire. For the first time it has been read, revised, transcribed and commented on. It’s a manuscript with a critical and literary nature which allows us to claim that it was one of the first works of its kind to be written in the Iberian context. Its observation is of vital importance for the analysis of the literary theory in general and for the study and understanding of the works of some Portuguese authors especially of the 16th and 17th centuries. Despite the main point of this work in dealing particularly with the transcription and comment on the Borrador de huma arte poética, we can not help but be aware with this kind of opening, of the importance that the hermeneutical considerations can bring to us in order to better understand the literary and artistic texts of the period. In the First Volume of the present doctoral thesis, after several opening remarks about the explanatory importance that mankind’s works should occupy in present day society, respecting past time and space, in order to better understand the present phenomena. It becomes obvious, in the First Part, the need to reflect upon the life and culture of the 1st Count of Castro Daire. That is, to better understand the accuracy of Borrador de huma arte poetica by D. António de Ataíde we have to situate the author in his time. This is made possible thanks to the reading and transcription of numerous documents, especially manuscripts of a biographical nature. Their interpretation allow us to recognize the multifaceted life of D. António de Ataíde. Indeed, without the observation of these records this work would have been extremely limited. Since the late 15th century and, especially after the rediscovery and the diffusion of Aristotle's Poetics in the first quarter of the 16th century, until the mid-17th century, the work and research on literary theory never ceased to develop and deepen. The Second Part of this work is about poetic theory in the Renaissance and its plausible influences on D. António de Ataíde. The purposes included in the Borrador by D. António de Ataíde didn’t come out of nowhere; they are part of a fruitful tradition that dates back to the Greco-Latin texts, also taking into account the literary precepts and commentaries of the texts made by the great scholars of the 16th century that determined the way to be followed by literary art creators. In the Third Part of this thesis we briefly present – because the established rules require it - a review, where we highlight the main ideas of D. António de Ataíde on poetic precepts. The erudition of the 5th Count of Castanheira, the wide range of creators that he references to support his ideas – as can be seen in the name index appearing at the end of this work - the many quotes that feature either coeval or ancient authors, give us clues for future works. In the final considerations of this work we found that the examination and investigation of D. António de Ataíde’s poetic theory is of the utmost importance because, although it’s a manuscript, very similar to a ´commentary`, its study and publication are extremely important to the perception of our Literary History of the classical period, in addition to being a remarkable summary of the Poetics theory of his time and considering that it’s about the classics, ancient and modern, unfortunately, the Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escrever hasn’t become anything more than that, even though it’s an exceptional manuscript by itself. Its value to us now can easily be inferred. In the Second Volume, we present the reading and transcription of the Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escrever from the Codice 46-VIII-37, of the Ajuda Library, accompanied by a critical apparatus, followed by a set of generic notes and a name index. Key-words: Aristotle; art; classicism; Camões; comedy; epic poem; literature; Lusíadas; mannerism; Plato; poetics; theatre; tragedy.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Clássicos, no ramo de Poética e Hermenêutica, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/80704
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento

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