Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/80647
Title: O ideário de contentor e o espectro da performance. Video, fotografia, desenho, objectos e instalação na obra de João Onofre
Authors: Presunto, João Miguel Onofre 
Keywords: apropriação; contentor; guião conceptual; performance; vídeo; appropriation; container; conceptual script; performance; video
Issue Date: 18-Jul-2018
Citation: PRESUNTO, João Miguel Onofre - O ideário de contentor e o espectro da performance : video, fotografia, desenho, objectos e instalação na obra de João Onofre. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/80647
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Apresentada no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, ao abrigo do regime especial (Art.º 31.º, alínea 2-b, do Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro), a presente tese reúne o meu corpo de trabalho dos últimos vinte anos, propondo a sua leitura a partir de dois eixos conceptuais: o ideário de contentor e a performance como espectro. A tese está dividida em quatro capítulos, cada um deles correspondendo a um medium: 1. Desenho, 2. Fotografia, 3. Vídeo, 4. Objectos e Instalação. Estes capítulos são precedidos por um Preâmbulo, simultaneamente enunciado das obras a apresentar e apresentação dos conceitos fundamentais que as informam: acção, aleatoriedade, apropriação, auto-reflexividade, delegação, duração, event score, fracasso, guião conceptual, linguagem, performance, repetição e tautologia. O objectivo é problematizar as obras — em cada medium apresentadas por ordem cronológica de modo a garantir uma neutralidade não-hierárquica — no quadro produtivo em que se inscreve cada uma delas, ao mesmo tempo revelando o(s) processo(s) criativo(s) que põem em contacto os diferentes media, nesse contacto residindo o seu fundo conceptual e operativo. Assente numa estrutura rizomática de referências autorais e de conceitos remissivos apresentados nas suas margens laterais, o documento exponencia as possibilidades de leitura das obras, quer individualmente, quer no âmbito do medium em que elas se inserem, quer ainda no contexto geral do corpo de trabalho. É no compromisso desses três níveis de aproximação que cabe ao leitor estabelecer os contágios que indicam pistas de leitura, sabendo que — e essa é a função maior do Posfácio — os eixos conceptuais que as orientam se prolongam nas obras que excedem o período temporal aqui analisado.
Presented to the Colégio das Artes da Universidade de Coimbra under the special regime (Article 31, 2-b, of Decree-Law 230/2009 of September 14th), this thesis gathers my work from the last twenty years around a conceptual framework based on two core notions: o ideário do contentor e a performance como espectro. This thesis is divided into four chapters, each one corresponding to a medium: 1. Drawing, 2. Photography, 3. Video, 4. Objects and Installation. These chapters are preceded by a Preamble which simultaneously introduces the artworks and the key concepts to understand them: action, indeterminacy, appropriation, self-reflexivity, delegation, duration, event score, failure, conceptual script, language, performance, repetition and tautology. The aim is to confront the artworks — presented in chronological order in order to assure a non-hierarchical neutrality — within the creative frame that inscribes each one, and furthermore to reveal the creative process(es) linking the different media, there residing its operative and conceptual basis. Built on a rhizomatic structure of authors and concepts, displayed at the border of the pages, this document expands the possibilities of comprehension of the artworks not only individually, but in the context of their medium and in the general context of the work. Negotiating between these three levels of understanding, the reader must establish the links that function as reading cues, while being aware that the conceptual axis which guide them go beyond the time span of this study.
Description: Tese de doutoramento em Arte contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/80647
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Show full item record

Page view(s) 50

712
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

214
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.