Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79981
Title: Desenvolvimento de um protocolo experimental para medir o desempenho térmico de paredes em LSF
Authors: Gonçalves, M. 
Martins, C. 
Soares, N. 
Santos, P. 
Costa, J.J. 
Keywords: LSF; Lightweight steel framing; Paredes; Condutibilidade térmica; Coeficiente de transmissão térmica; Câmaras climáticas
Issue Date: Feb-2018
Citation: M. Gonçalves, C. Martins, N. Soares, P. Santos, J.J. Costa, "Desenvolvimento de um protocolo experimental para medir o desempenho térmico de paredes em LSF", in: CLBMCS 2018 | 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 14-16 February 2018.
Project: POCI-01-0145-FEDER-016750 | PTDC/EMS-ENE/6079/2014 
Serial title, monograph or event: CLBMCS 2018 | 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste trabalho faz-se uma breve apresentação do Projeto “PCMs4Buildings – Sistemas com cavidades retangulares com materiais de mudança de fase (PCMs – “Phase Change Materials”) para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios", dando particular destaque à Tarefa nº 4 em curso no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade de Coimbra (UC). O objetivo principal desta tarefa é o desenvolvimento de um protocolo experimental (que use como ponto de partida a Guarded Hot Box existente no laboratório do DEC), para medir o desempenho térmico de paredes não-homogéneas com estrutura leve em aço enformado a frio (LSF - “Lightweight Steel Framing”) e que incluam PCMs na sua constituição. O protocolo final passará pela medição do comportamento das paredes em LSF em regime transiente, para avaliar de que forma os PCMs podem melhorar o comportamento térmico desta tipologia de construção. Na primeira parte deste artigo, apresentam-se alguns resultados preliminares correspondentes à fase de calibração do ensaio para medição da transferência de calor através de paredes em regime permanente. Para o efeito, foi avaliada a condutibilidade térmica de uma "parede" feita de um material homogéneo com condutibilidade térmica conhecida a priori: o poliestireno extrudido (XPS). É também descrito o ensaio laboratorial efetuado no equipamento Hot Disk TPS 2500 S para validar os resultados obtidos (assim como a comparação direta com a informação fornecida pelo fabricante). Na segunda parte, apresentam-se alguns resultados preliminares dos ensaios realizados para avaliar o desempenho térmico de três paredes em LSF: parede sem isolamento térmico; com isolamento térmico apenas na caixa-de-ar e, finalmente, com isolamento térmico na caixa-de-ar e pelo exterior. Os resultados obtidos permitem conhecer melhor o comportamento das paredes em LSF em estudo, e fornecer resultados experimentais que possam ser usados na simulação numérica da transferência de calor através de paredes em LSF.
URI: https://hdl.handle.net/10316/79981
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Show full item record

Page view(s) 50

515
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

273
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.