Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/79791
Título: Social epidemiology, education and health promotion in infectious disease
Autor: Souza, Claudia Teresa Vieira de 
Nunes, João Arriscado 
Hora, Dinair Leal da 
Erthal, Regina Maria de Carvalho 
Pimentel, Maria Ines Fernandes 
Pacheco, Sandro Javier Bedoya 
Palavras-chave: Health promotion; Social epidemiology; Infectious diseases
Data: 2014
Editora: Universidade Federal de Goiás
Projeto: Faperj-Número do Processo E-26/170.482/2007 
PAPES V/CNPq - Número do processo: 403515/2008-4 
PTDC/CS-ECS/108011/2008 - FCOMP-01-0124-FEDER-009237 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Patologia Tropical
Volume: 43
Número: 1
Local de edição ou do evento: Goiânia
Resumo: This short communication discusses a project in Rio de Janeiro involving an attempt at imparting clinical and social epidemiology knowledge through educational initiatives. In small groups, social epidemiology was discussed in the context of a clinical/epidemiological project on various infectious diseases. Relevant knowledge was produced collaboratively by a multidisciplinary team of clinical research and project participants, comprising patients, relatives, friends, and health workers. An improvement in the learning capacity of participants was observed, fostering active appropriation of scientific knowledge. In dealing with infectious disease, social epidemiology contributes to the development of new strategies for collaborative research and disease prevention.
Esta comunicação discute um projeto desenvolvido no Rio de Janeiro, Brasil, que vincula epidemiologia clínica e epidemiologia social por meio de iniciativas educacionais. Abordagens da epidemiologia social foram utilizadas num projeto clínico-epidemiológico em doenças infecciosas, no qual a construção do conhecimento envolveu os próprios participantes (pacientes, familiares, amigos e trabalhadores da saúde) juntamente com a equipe multidisciplinar de pesquisas clínicas. Foi observada uma melhoria na capacidade de aprendizagem dos participantes que contribuiu para a apropriação ativa do conhecimento científico. Ao lidar com doenças infecciosas, a epidemiologia social favorece o desenvolvimento de novas estratégias de investigação colaborativa e de prevenção da doença.
URI: https://hdl.handle.net/10316/79791
ISSN: 0301-0406
1980-8178
DOI: 10.5216/rpt.v43i1.29378
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

387
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

272
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons