Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/79791
Título: | Social epidemiology, education and health promotion in infectious disease | Autor: | Souza, Claudia Teresa Vieira de Nunes, João Arriscado Hora, Dinair Leal da Erthal, Regina Maria de Carvalho Pimentel, Maria Ines Fernandes Pacheco, Sandro Javier Bedoya |
Palavras-chave: | Health promotion; Social epidemiology; Infectious diseases | Data: | 2014 | Editora: | Universidade Federal de Goiás | Projeto: | Faperj-Número do Processo E-26/170.482/2007 PAPES V/CNPq - Número do processo: 403515/2008-4 PTDC/CS-ECS/108011/2008 - FCOMP-01-0124-FEDER-009237 |
Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista de Patologia Tropical | Volume: | 43 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Goiânia | Resumo: | This short communication discusses a project in Rio de Janeiro involving an attempt at imparting clinical and social epidemiology knowledge through educational initiatives. In small groups, social epidemiology was discussed in the context of a clinical/epidemiological project on various infectious diseases. Relevant knowledge was produced collaboratively by a multidisciplinary team of clinical research and project participants, comprising patients, relatives, friends, and health workers. An improvement in the learning capacity of participants was observed, fostering active appropriation of scientific knowledge. In dealing with infectious disease, social epidemiology contributes to the development of new strategies for collaborative research and disease prevention. Esta comunicação discute um projeto desenvolvido no Rio de Janeiro, Brasil, que vincula epidemiologia clínica e epidemiologia social por meio de iniciativas educacionais. Abordagens da epidemiologia social foram utilizadas num projeto clínico-epidemiológico em doenças infecciosas, no qual a construção do conhecimento envolveu os próprios participantes (pacientes, familiares, amigos e trabalhadores da saúde) juntamente com a equipe multidisciplinar de pesquisas clínicas. Foi observada uma melhoria na capacidade de aprendizagem dos participantes que contribuiu para a apropriação ativa do conhecimento científico. Ao lidar com doenças infecciosas, a epidemiologia social favorece o desenvolvimento de novas estratégias de investigação colaborativa e de prevenção da doença. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/79791 | ISSN: | 0301-0406 1980-8178 |
DOI: | 10.5216/rpt.v43i1.29378 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Social Epidemiology, Education and Health Promotion in Infectious Disease.pdf | 172.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
387
Visto em 16/abr/2024
Downloads 50
272
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons