Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79629
Title: Numiã kura: as lutas das artesãs no Amazonas
Authors: Santos, Jenniffer Simpson dos 
Orientador: Mendes, José Manuel
Ramalho, Maria Irene
Keywords: artesãs indígenas; lutas; Amazonas; subjetivações feministas emergentes; indigenous artisans; struggles; emerging feminist subjectivations; artesanas indígenas; luchas; subjetivaciones feministas emergentes
Issue Date: 18-Jul-2017
Citation: SANTOS, Jenniffer Simpson dos - Numiã kura : as lutas das artesãs no Amazonas. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/79629
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta tese tem como objetivo discutir as lutas mobilizadas por mulheres indígenas a partir da prática do artesanato. Apoia-se na análise etnográfica da realidade de duas associações cuja prática de artesanato constitui uma das principais materialidades do modo de vida de mulheres indígenas no Amazonas. O embasamento teórico deste estudo decorre de duas problematizações. Por um lado, interroga a relação entre arte canônica e artesanato indígena, buscando perceber como a arte e o artesanato se foram distanciando hierarquicamente à medida que o artesanato passou a ser associado a um fazer desprendido de um saber baseado na divisão colonial natureza/cultura. O propósito foi tentar compreender os ecos dos processos históricos da subalternização de sexo, de etnia e de classe que permanecem e se ancoram na prática do artesanato realizado por mulheres indígenas. Por outro lado, este trabalho dialoga com os estudos feministas numa perspectiva epistemológica pós-colonial para debater, no âmbito da ética, os modos de subjetivações feministas emergentes. Partindo do cruzamento das narrativas e vivências das artesãs, assim como do discurso de participação política no contexto associativo, este estudo aborda a prática do artesanato indígena por meio de três eixos de análise: luta instrumental como forma de sobrevivência, luta política como forma de resistência e luta ética como forma de afirmação. Aponta-se o entrelaçamento dessas lutas, ou seja, essas três dimensões são indissociáveis e atuam mutuamente implicadas, com suas urgências irredutíveis. Nesse sentido, as tecnologias empregadas na prática do artesanato por mulheres indígenas apresentam-se mestiças, diacrônicas, inventadas e constantemente transformadas de acordo com as suas atuais necessidades. Ao mesmo tempo, uma atmosfera ética constitutiva da prática das artesãs sobrevém, apoiando-se em procedimentos que expressam um modo de fazer acompanhado de um modo de pensar. Se as lutas das artesãs indígenas criam modos de subjetivações feministas emergentes, é porque se afirmam eticamente em sua própria prática. Ao longo desta investigação, também foi realizado o documentário Lutas artesanais como forma de elucidação do processo de luta das artesãs a partir das suas próprias corporalidades.
This thesis aims to discuss the struggles of Indigenous women by addressing their artisanship. It is grounded on the ethnographical analysis of the reality of two associations in which artisanship is one of the main materialities of Indigenous women’s lifestyle in Amazonas. The theoretical basis of this study has derived from two problematizations. On the one hand, it questions the relationship between canonic art and Indigenous artisanship, by attempting to understand how art and artisanship have become hierarchically separated as the latter was linked to a practice detached from a knowledge based on the colonial nature/culture division. The intention is to understand the echoes of the historical processes of gender, ethnicity, and class subalternization that still remain and are grounded on artisanship produced by Indigenous women. On the other hand, this study dialogues with Feminist Studies in a postcolonial epistemological perspective in order to discuss, within the scope of the Ethics, the emerging feminist subjectivities. From the intertwining of the artisans’ narratives and experiences, and the discourse of political participation in the context of the associations, this study approaches the practice of Indigenous artisanship by means of three axes of analysis: instrumental struggle as a form of survival, political struggle as a form of resistance, and ethical struggle as a form of affirmation. It also points out the intertwining of these struggles, i.e. these three dimensions are inseparable and act together, with their irreducible urgencies. In this sense, the technologies used in the practice of artisanship by Indigenous women are hybrid, diachronic and constantly transformed in accordance with their present needs. At the same time, an ethical atmosphere constituting the artisans’ practice emerges supported by procedures that express a way of producing along with a way of thinking. If the struggles of the Indigenous artisans create modes of emerging feminist subjectivations, that is because they ethically affirm themselves in their own practice. Along this investigation, the documentary film Lutas Artesanais was also produced as a means to clarify the process of struggle experienced by the artisans through their own corporeality.
Esta tesis tiene como objetivo discutir las luchas movilizadas por mujeres indígenas a partir de la práctica de la artesanía. Se sustenta en el análisis etnográfico de la realidad de dos asociaciones cuya práctica de la artesanía constituye una de las principales materialidades del modo de vida de mujeres indígenas en el Amazonas. El fundamento teórico de este estudio proviene de dos problemáticas. Por un lado, cuestiona la relación entre arte canónico y artesanía indígena, intentando percibir cómo el arte y la artesanía se fueron distanciando jerárquicamente en la medida en que la artesanía pasó a ser asociada a una actividad proveniente de un saber enfatizado por la división colonial naturaleza/cultura. El objetivo fue intentar comprender los ecos de los procesos históricos de la subalternización de sexo, de etnia y de clase que permanecen y se fijan en la práctica de la artesanía realizada por mujeres indígenas. Por otro lado, este trabajo problematiza una matriz de pensamiento de los feminismos para debatir, en el ámbito de la ética, los modos de subjetivaciones feministas emergentes. Partiendo del cruce de las narrativas y vivencias de las artesanas, así como del discurso de participación política en el contexto asociativo, este estudio aborda la práctica de la artesanía indígena por medio de tres ejes de análisis: lucha instrumental como forma de supervivencia, lucha política como forma de resistencia y lucha ética como forma de afirmación. Se apunta al entrelazamiento de esas luchas, o sea, esas tres dimensiones son indisociables y actúan mutuamente implicadas, con sus urgencias irreducibles. En ese sentido, las tecnologías empleadas en la práctica de la artesanía por mujeres indígenas se presentan mestizas, diacrónicas y constantemente transformadas de acuerdo con sus necesidades actuales. Al mismo tiempo, una atmosfera ética constitutiva de la práctica de las artesanas sobreviene, apoyándose en procedimientos que expresan un modo de hacer acompañado de un modo de pensar. Si las luchas de las artesanas indígenas crean modos de subjetivaciones feministas emergentes, es porque se afirman éticamente en su propia práctica. A lo largo de esta investigación, también fue realizado el documental Lutas Artesanais como forma de esclarecimiento del proceso de lucha de las artesanas a partir de sus propias corporalidades.
Description: Tese de doutoramento em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/79629
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Numiã Kurá.pdf36.92 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

367
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

91
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.