Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/619
Title: Dinâmicas industriais, inovação e território : abordagem geográfica a partir do Centro Litoral de Portugal
Authors: Fernandes, Rui Jorge Gama 
Orientador: Caetano, Lucília de Jesus
Ferrão, João
Keywords: Geografia humana; Geografia industrial; Inovação tecnológica -- Portugal
Issue Date: 9-Jan-2003
Citation: FERNANDES, Rui Jorge Gama - Dinâmicas industriais, inovação e território : abordagem geográfica a partir do Centro Litoral de Portugal. Coimbra, 2002.
Abstract: De forma crescente os geógrafos industriais têm vindo a sublinhar a importância do conhecimento para a criação e manutenção da competitividade das indústrias, assim como do papel da localização no processo da aprendizagem. A geografia da inovação procura analisar as relações que se estabelecem, numa determinada área, entre as formas de organização espacial, os comportamentos dinâmicos dos agentes considerados individual ou colectivamente, as políticas seguidas e o processo de inovação tecnológica. A primeira preocupação desta investigação prende-se, neste contexto, com a análise dos processos de produção e transferência de inovações tecnológicas e com a formação de territórios com condições específicas em termos de actividade industrial inovadora ou com características inovadoras. O segundo elemento central refere-se ao acesso e à difusão da inovação e à formação de redes de inovação. O terceiro aspecto relaciona-se com as empresas e com os territórios. Privilegiámos a visão dos “meios inovadores” (e, em paralelo, elementos de outras abordagens), por ser de entre as novas formas de organização territorial da produção, aquela que incorpora não só os aspectos relacionados com a articulação que se verifica entre organização da produção industrial e a organização social que viabiliza a sua reprodução (e que possibilita processos de inovação centrados no território), como também permite compreender o processo colectivo de aprendizagem e a inovação de base territorial. Assim, o âmbito deste estudo aparece definido num primeiro momento pelo sistema de relações entre as instituições de investigação (universidades e institutos) do Centro Litoral de Portugal e as firmas que utilizam este conhecimento. Em simultâneo, analisamos os elementos que possibilitam caracterizar o quadro produtivo industrial e o contexto territorial da produção e os aspectos relacionados com as políticas industrial e de ciência e tecnologia, dado o papel central que apresentam para a transformação das estruturas organizacionais dos contextos espaciais em que se aplicam. Conjuntamente com os aspectos anteriormente mencionados, permitem definir as configurações territoriais com maiores possibilidades de funcionarem em termos de “meios inovadores”. Utilizamos dois níveis espaciais de análise: NUTS III para o Continente, e concelhos para as NUTS do Centro Litoral. O estudo de caso incidiu sobre o concelho de Águeda.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de Geografia (Geografia Humana) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/619
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.