Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/48181
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, José Manuel Tomás da-
dc.contributor.authorOliveira, Albertina Lima-
dc.contributor.authorMiguel, José Pacheco-
dc.date.accessioned2018-04-04T16:46:18Z-
dc.date.available2018-04-04T16:46:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1135-3848por
dc.identifier.issn2183-6051por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/48181-
dc.description.abstractOs professores de cursos de estatística para as ciências humanas e sociais, sabem que seus alunos têm um le-que muito variado de atitudes sobre os conteúdos desta disciplina. Na verdade, muitos alunos começam o estudo da estatística com um padrão de atitudes bastante negativas a seu respeito. Medir as atitudes dos alunos acerca da Estatística é um pré-requisito antes de podermos considerar possíveis estratégias de intervenção neste domínio. Neste trabalho vamos apresentar dados psicométricos duma medida recentemente traduzida para o Português, o Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-28). Neste estudo recorremos a uma amostra de 217 alunos do primeiro ano matriculados num programa de graduação em Psicologia, numa universidade clássica Portuguesa. Os resultados mostraram que a precisão (consistência interna) e a validade (via análise fatorial confirmatória) das pontuações do SATS são adequadas e consistentes com os dados internacionais disponíveis. As necessidades de investigação futura são adicionalmente discutidas.por
dc.description.abstractInstructors of first courses in statistics for the humanities and social sciences often find that their students have a very wide array of attitudes about the contents of this discipline. In fact, many students begin their stu-dy of statistics with a pattern of negative attitudes about it. Measuring the array of attitudes that student’s hold toward statistics is a prerequisite before considering possible intervention strategies. In this work we’ll present psychometric data on a measure recently translated into Portuguese, the Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-28). In this study we used a sample of 217 first-year students enrolled in a degree program in Psychology, at an historical university of Portugal. The results showed that the reliability (internal consistency) and validity (via confirmatory factor analysis) of the SATS scores are adequate and consistent with previous available interna-tional data. Future research needs are further discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAIDEP-AIDAPpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtitudes acerca da estatísticapor
dc.subjectEnsino da estatísticapor
dc.subjectMedida de atitudespor
dc.subjectPrecisãopor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectAttitudes toward statisticspor
dc.subjectStatistics educationpor
dc.subjectMeasure of attitudespor
dc.subjectReliabilitypor
dc.subjectValiditypor
dc.titleAdaptação e Validação Transcultural de uma Medida de Atitudes acerca da Estatísticapor
dc.title.alternativeCross-cultural Adaptation and Validation of a Measure of Attitudes toward Statisticspor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage102por
degois.publication.lastPage112por
degois.publication.issue39por
degois.publication.titleRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológicapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.redalyc.org/articulo.oa?id=459645431010por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume1por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-9995-8221-
crisitem.author.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Show simple item record

Page view(s)

421
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

157
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.