Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47288
Title: Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento
Authors: Figueiredo, Cláudia 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Huet, Isabel 
Keywords: epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade
Issue Date: 2015
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Revista Portuguesa de Pedagogia
Volume: 1
Issue: 49
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico (EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez.
Description: Figueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47288
DOI: 10.14195/1647‑8614_49‑1_5
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2015 Figueiredo Pinheiro Huet RPP 49 (1) 105-130.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,377
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

240
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.