Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47197
Title: A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS DOS TERCEIRO E QUARTO ANOS DE ESCOLARIDADE
Authors: Santos, Rosa Marina 
Nobre-Lima, Luiza 
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Enciclopédia Biosfera
Volume: 20
Issue: 11
Abstract: Esta investigação teve por objetivo compreender em que medida a prática de atividades extracurriculares influencia o autoconceito de crianças que frequentem os 3º e 4º ano de escolaridade. Para esse efeito, 201 crianças (47,3% meninas e 52,7% meninoes) com idades entre os 7 e os 11 anos (M=8.84, DP=0.83) responderam a um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, construído para o efeito e pela Piers-Harris Cildren’s Self-Concept Scale - PHCSCS-2 (VEIGA, 2006). Foram estabelecidas comparações ao nível do autoconceito entre praticantes e não praticantes de atividades extracurriculares e entre praticantes de poucas atividades extracurriculares e praticantes de muitas. Os resultados revelam que as crianças que praticam AEC têm, no geral, melhor autoconceito do que as que não praticam. Por sua vez, a quantidade de atividades praticadas não parece influenciar o autoconceito destas crianças. Estes dados são convergentes com a literatura já existente e reforçam a ideia de que a prática de atividades extracurriculares é benéfica e, portanto, aconselhável. A oferta pela escola deste tipo de atividades garante o acesso de todos a estes estímulos.
Description: Santos, R. M. & Nobre-Lima, L. (2015). A influência da prática de atividades extracurriculares no autoconceito de crianças dos terceiro e quarto anos de escolaridade. Enciclopédia Biosfera, 11(20), 38-46
URI: https://hdl.handle.net/10316/47197
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Page view(s)

276
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

878
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.