Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46994
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalvador, Maria do Céu-
dc.contributor.authorMatos, Ana Paula-
dc.contributor.authorOliveira, Sara-
dc.contributor.authorS. March, John-
dc.contributor.authorArnarson, Eirikur Örn-
dc.contributor.authorCarey, Sean C.-
dc.contributor.authorCraighead, W. Edward-
dc.date.accessioned2018-01-29T01:56:28Z-
dc.date.available2018-01-29T01:56:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46994-
dc.description.abstractAs qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.pt
dc.description.abstractThe psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)pt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/36012/2007/PT/STRESS E ADAPTAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR PARA O 1º ANO DE ESCOLARIDADE: DELINEAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃOpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAdaptaçãopt
dc.subjectTransição escolarpt
dc.subjectCompetência socialpt
dc.subjectPré-escolarpt
dc.subjectPrimeiro ciclopt
dc.subjectAdaptationpt
dc.subjectTransition to schoolpt
dc.subjectSocial competencept
dc.subjectPreschoolpt
dc.subjectPrimary schoolpt
dc.titleA Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portuguesespt
dc.title.alternativeAdaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2pt
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage33pt
degois.publication.lastPage46pt
degois.publication.issue3pt
degois.publication.locationPortugalpt
degois.publication.titleRIDEP – Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológicapt
dc.relation.publisherversionhttps://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdfpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8pt
degois.publication.volume45pt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-6846-8270-
crisitem.author.orcid0000-0002-6569-8038-
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 10

1,324
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

793
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.