Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46994
Title: A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Other Titles: Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2
Authors: Salvador, Maria do Céu 
Matos, Ana Paula 
Oliveira, Sara 
S. March, John 
Arnarson, Eirikur Örn 
Carey, Sean C. 
Craighead, W. Edward 
Keywords: Adaptação; Transição escolar; Competência social; Pré-escolar; Primeiro ciclo; Adaptation; Transition to school; Social competence; Preschool; Primary school
Issue Date: 2017
Publisher: Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/36012/2007/PT/STRESS E ADAPTAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR PARA O 1º ANO DE ESCOLARIDADE: DELINEAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO 
Serial title, monograph or event: RIDEP – Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica
Volume: 45
Issue: 3
Place of publication or event: Portugal
Abstract: As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.
The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46994
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

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