Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46954
Título: A avaliação da qualidade da intervenção formativa do programa Gerar Percursos Sociais à luz do modelo multinível de avaliação de Kirkpatrick
Autor: Santos, Laura 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Santos, Sónia 
Palavras-chave: Modelo Multinível de Avaliação de Kirkpatrick; Gerar Percursos Sociais; Acolhimento Residencial; Regulação Emocional; Jovens em perigo
Data: Dez-2016
Projeto: Projet'Ar-te, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano "Crianças e Jovens em Risco" 
Título da revista, periódico, livro ou evento: XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação
Local de edição ou do evento: Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: O Projet’Ar-te, programa de intervenção psicossocial e socioeducativa, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Crianças e Jovens em Risco, Jovens em Acolhimento Institucional, (2012-2015), foi aplicado na Casa do Canto APDMF-CrescerSer, destinado a jovens em perigo. Tem como finalidade promover a autonomia das jovens, durante e após o acolhimento residencial, através da aplicação do Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida. Esta intervenção foca-se inicialmente na promoção da regulação emocional, com a aplicação do Gerar Percursos Sociais/GPS, programa de grupo estruturado que pretende aumentar a estabilidade emocional e promover a inserção social. Participaram neste programa 15 jovens, com uma média de 15 anos de idade (DP=1). A estratégia avaliativa da qualidade da intervenção formativa operacionalizou-se através de grelhas de observação de comportamento e desempenho preenchidas no final de cada sessão, uma ficha de avaliação da aprendizagem e mudança comportamental e um questionário de satisfação preenchido no final de cada um dos 5 módulos do programa. A leitura dos resultados, no âmbito do Modelo Multinível de Avaliação (Kirkpatrick & Kirkpatrick, 2005), revela ao nível da reação, um nível de satisfação elevado. Ao nível das aprendizagens e dos comportamentos de transferência de aprendizagem, verificou-se um aumento dos indicadores com o desenrolar da intervenção e um ligeiro e progressivo aumento das médias do indicador de flexibilidade cognitiva (objetivo da intervenção). Os resultados permitem concluir que a intervenção contribuiu para que as jovens adquirissem novas aprendizagens no domínio da regulação emocional e que as aplicassem noutros contextos de vida, adotando uma perspetiva mais flexível.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46954
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
XIII_SPCE_2016_atas.pdf44.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

767
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

717
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.