Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46953
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dc.contributor.authorVelho, Cristina-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria do Rosário-
dc.contributor.authorPalaio, Carla-
dc.contributor.authorSantos, Laura-
dc.contributor.authorSantos, Sónia-
dc.contributor.authorLopes, Liliana-
dc.date.accessioned2018-01-28T13:52:31Z-
dc.date.available2018-01-28T13:52:31Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46953-
dc.description.abstractO Projet’Ar-te (projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Programa Crianças e Jovens em Risco, Jovens em Acolhimento Institucional, 2012-2015) apresenta como finalidade a promoção da autonomia, durante e após o acolhimento residencial das jovens. Este projeto integra um Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida que visa o desenvolvimento de competências de regulação emocional, pessoais e sociais. Este projeto procura potenciar os ganhos da intervenção de proteção e promoção durante o acolhimento, de forma a assegurar uma saída segura e facilitar a integração social das jovens. Participaram no estudo de eficácia deste programa 39 jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (M=15.33; DP=1.797). Da metodologia de avaliação constou uma avaliação estandardizada pré e pós intervenção, com recurso ao Inventário Umbrella, à Escala de Autoestima de Toulouse e a uma avaliação específica de cada sessão, através do preenchimento de grelhas de observação e questionário de satisfação. Os resultados sugerem um incremento estatisticamente significativo das pontuações médias dos sujeitos de pré para pós-intervenção, nas subescalas dinheiro, estudo/trabalho e casa. Registando-se mudanças intraindividuais significativas em termos do aumento das competências em 74% das jovens relativamente à casa, 67% das jovens em estudos/trabalho e 72% das jovens relativamente ao dinheiro. Verificou-se também que a maioria das jovens apresenta um aumento da sua autoestima (F=-2,496; p=0.013). De uma maneira geral, verifica-se um aumento dos fatores protetores e promotores da autonomia, como é o caso da autoestima e competências para a vida e uma diminuição dos fatores de risco para a autonomia, como é o caso da autodepreciação.por
dc.language.isoporpor
dc.relationProjet'Ar-te, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano "Crianças e Jovens em Risco"por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcolhimento residencialpor
dc.subjectJovens em riscopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectCompetências para a vidapor
dc.titlePROJET’AR-TE – Desafios para a mudança no Sistemas de Acolhimento: Resultados do programa de desenvolvimento de competências para a vidapor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.firstPage1449por
degois.publication.lastPage1459por
degois.publication.locationEscola Superior de Educação de Viseupor
dc.relation.publisherversionhttp://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdfpor
item.openairetypeconferenceObject-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-4365-638X-
crisitem.author.orcid0000-0002-3416-8544-
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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