Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46764
Title: Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
Other Titles: Calculating and reporting effect sizes on scientific papers (1): p < 0.05 limitations in the analysis of mean differences of two groups
Authors: Espírito Santo, Helena 
Daniel, Fernanda 
Keywords: Valor p; d de Cohen; g de Hedges; Delta de Glass
Issue Date: Feb-2015
Publisher: Departamento de Investigação & Desenvolvimento
Abstract: A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social exige que os autores sigam as recomendações do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) na apresentação da informação estatística. Uma das recomendações da APA é de que os tamanhos do efeito sejam apresentados associados aos níveis de significância estatística. Uma vez que os valores de p decorrentes dos resultados dos testes estatísticos não informam sobre a magnitude ou importância de uma diferença, devem então reportar-se os tamanhos do efeito (TDE). De facto, os TDE dão significado aos testes estatísticos, enfatizam o poder dos testes estatísticos, reduzem o risco de a mera variação amostral ser interpretada como relação real, podem aumentar o relato de resultados “não-significativos” e permitem acumular conhecimento de vários estudos usando a meta-análise. Assim, os objetivos deste artigo são os de apresentar os limites do nível de significância; descrever os fundamentos da apresentação dos TDE dos testes estatísticos para análise de diferenças entre dois grupos; apresentar as fórmulas para calcular os TDE, fornecendo exemplos de estudos nossos; apresentar procedimentos de cálculo dos intervalos de confiança; fornecer as fórmulas de conversão para revisão da literatura; indicar como interpretar os TDE; e ainda mostrar que, apesar de frequentemente ser interpretável, o significado (efeito pequeno, médio ou grande para uma métrica arbitrária) pode ser impreciso, havendo necessidade de ser interpretado no contexto da área de investigação e de variáveis do mundo real.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46764
DOI: 10.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RPICS_vol1_1_2015_HES_FD_TDE_3_17.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
2.tamanho do efeito1.xlsx84.8 kBUnknownView/Open
Show full item record

WEB OF SCIENCETM
Citations 50

16
checked on Apr 2, 2024

Page view(s) 10

1,670
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,078
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons