Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46659
Título: A versão específica da Escala de Medo de Avaliação Negativa – Dimensionalidade e características psicométricas numa amostra de adolescentes
Autor: Correia, Luisa 
Vagos, Paula 
Rijo, Daniel 
Palavras-chave: Medo de Avaliação Negativa; Ansiedade Social; Instrumentos de auto-resposta
Data: 2014
Projeto: This work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010). 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Laboratório de Psicologia
Volume: 1
Número: 12
Resumo: A escala de Medo de Avaliação Negativa (MAN) foi desenvolvida para avaliar a preocupação acerca de poder ser avaliado de forma negativa pelos outros. A utilização da sua versão reduzida constituída por 8 itens cotados de forma direta parece vantajosa para a validade do construto avaliado. Ainda assim, alguns dos seus itens poderão estar a referir-se a um medo de avaliação generalizado e não especificamente negativo, fundamentando a necessidade da sua adaptação. Este trabalho teve como objectivo a dimensionalidade e qualidades psicométricas desta versão específica do instrumento, numa amostra de 518 adolescentes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados indicam um ajustamento aceitável do modelo de medida em um factor. O instrumento apresentou um nível excelente de consistência interna, bem como adequada validade convergente com medidas de ansiedade e evitamento em situações sociais. O instrumento apresenta, assim, boas características psicométricas numa amostra da população adolescente portuguesa, constituindo uma mais-valia na avaliação do medo de avaliação negativa nesta fase do desenvolvimento, para fins de investigação ou clínicos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46659
DOI: 10.14417/lp.653
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Correria & Vagos_2014_Escala Medo Avaliação.pdfArtigo413.13 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.171
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

1.343
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons