Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46413
Title: Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
Authors: Nunes, João Paulo Avelãs 
Keywords: Historiografia; Didáctica da História; Ciência; Tecnologia; História nova
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Revista Portuguesa de História
Volume: 46
Issue: 1
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46413
ISSN: 0870.4147
DOI: 10.14195/0870-4147_46_22
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Separata digital Metas curriculares.pdf365.99 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

286
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

246
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.