Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46385
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:05Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:05Z-
dc.date.issued2017-08
dc.identifier.issn1982-7199
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/46385-
dc.description.abstractFace aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.º ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologias Móveispor
dc.subjectEnsino da Históriapor
dc.subjectComplexidadepor
dc.titleTecnologias Móveis e a Recriação Digital na Construção do Conhecimento Históricopor
dc.title.alternativeMobile Technologies and Digital Recreation in the Construction of Historical Knowledgepor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage637por
degois.publication.lastPage652por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationSão Carlos (Brasil)por
degois.publication.titleRevista Eletrônica de Educaçãopor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14244/198271992230por
degois.publication.volume11por
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
recriacao_digital.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

198
checked on Sep 15, 2020

Download(s) 50

247
checked on Sep 15, 2020

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.