Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46348
Título: Aprendizage en ambientes on-line en la ensenânza de educácion superior en Portugal
Autor: Moreira, J. António 
Nejmeddine, Fouad 
Almeida, Ana Cristina 
Palavras-chave: Educação; Competências de Aprendizagem; Perceção de autoaprendizagem, Ambientes Online; Ensino Superior
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Perspectivas Educativas,
Número: 7
Local de edição ou do evento: Colômbia
Resumo: Neste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção das competências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46348
ISSN: 2027-3401
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Aprendizage en ambientes on-line.pdf278.51 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

187
Visto em 16/abr/2024

Downloads

105
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.