Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46345
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCannas, Ana Cristina-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:02Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:02Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn1981-4712
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46345-
dc.description.abstractO presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectperfil do professorpor
dc.subjectensino profissionalizantepor
dc.subjectcontextos de aprendizagem diferenciadospor
dc.titleO Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugalpor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage291por
degois.publication.lastPage302por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleEducere et Educarepor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume10por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
O Perfil Profissional do Professor.pdf285.16 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

814
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

94
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.