Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46343
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Angélica | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.contributor.author | Leite, Carlinda | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T15:39:01Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T15:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.issn | 1518-3483 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46343 | - |
dc.description.abstract | As mudanças decorrentes do progresso tecnológico, característico da globalização deram origem a uma “nova sociedade” baseada na informação e no conhecimento, que gera, inevitavelmente, novas desigualdades educativas, mais evidentes em grupos menos favorecidos e em situação de exclusão social, como é o caso das pessoas em situação de reclusão. Este fato justifica que, em contexto prisional, para além da garantia do direito à educação, seja preciso ter em atenção a qualidade da formação no que diz respeito ao desenvolvimento de competências-chave para a participação na sociedade digital e em rede. Este artigo aborda o processo de formação num estabelecimento prisional português, com recurso ao eLearning, analisando o contributo deste procedimento para a promoção da justiça social. Neste sentido, são apresentadas as vantagens e as limitações desta modalidade de aprendizagem a partir da percepção de formandas reclusas. Os dados foram recolhidos através de um questionário e de um focus group, e foram analisados através de análise de conteúdo. Como principais resultados apontam-se, ao nível de justiça social, o aumento da oportunidade de acesso e de participação em ambientes digitais. Como vantagens da formação, as participantes expressaram, ainda, o aumento da autoestima e o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Por outro lado, a desmotivação e a dificuldade de conciliação da formação com a rotina diária foram os principais obstáculos identificados. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação prisional | por |
dc.subject | Elearning | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Justiça social. | por |
dc.title | O eLearning em estabelecimentos prisionais: possibilidades e limites para a inclusão digital e justiça social | por |
dc.type | article | |
degois.publication.firstPage | 77 | por |
degois.publication.lastPage | 102 | por |
degois.publication.issue | 47 | por |
degois.publication.location | Brasil | por |
degois.publication.title | Revista Diálogo Educacional | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.7213/dialogo.educ.16.047.DS04 | por |
degois.publication.volume | 16 | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O eLearning em estabelecimentos prisionais.pdf | 597.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.