Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46333
Título: Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal
Autor: Moreira, J. António 
Barros, Rita 
Monteiro, Angélica 
Palavras-chave: autoconceito académico; eLearning; ensino superior.
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Educaonline
Volume: 9
Número: 1
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46333
ISSN: 1983-2664
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Autoconceito Academico e ELearning.pdf434.95 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

593
Visto em 16/abr/2024

Downloads

103
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.