Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44904
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPeixinho, Ana Teresa-
dc.contributor.authorMarques, Inês Fonseca-
dc.date.accessioned2017-12-12T16:39:13Z-
dc.date.available2017-12-12T16:39:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/44904-
dc.description.abstractPretende, aqui, refletir-se sobre o papel da personagem num dos grandes géneros do jornalismo: a reportagem. Partindo de um quadro epistemológico delimitado pelos media studies e pelos estudos narrativos, ensaia-se uma abordagem ao estatuto paraficcional desta categoria narrativa em textos jornalísticos, tentando perceber de que forma a sua construção permite, por um lado, humanizar a história e, por outro, convidar o leitor a imergir no acontecimento. Minutos após os atentados de Paris, no passado mês de novembro, as redes sociais começaram a ser invadidas por um caudal de informação, a que os media de informação rapidamente se ligaram, começando a acompanhar a evolução dos factos, aproveitando muito do que no Facebook e no Twitter se ia publicando. Depois de alguns dias de distanciamento, percebe-se que o jornalista profissional tem um papel determinante na construção social do acontecimento, não só conferindo-lhe alguma espessura narrativa, mas sobretudo no modo como modela e constrói a sua memória futura. Nesse sentido, além de ‘curador do real’, o jornalista assume hoje, mais do que nunca, uma função crucial que passa já não pelo monopólio da informação, mas pela sua organização, triagem e significação. Propõe-se uma análise narrativa de três reportagens de três órgãos de comunicação generalistas portugueses – a Revista E (Expresso), o Público e o Observador – que permitirá constatar que, no rescaldo dos atentados, a notícia ‘ao minuto’ é progressivamente substituída por um investimento narrativo. Esse investimento traduz-se, sobretudo, na aposta numa das categorias centrais da narrativa: a construção de personagens, contributo essencial para a construção de histórias de interesse humano. As questões que norteiam este estudo são essencialmente estas: i) como são figuradas estas personagens? ii) será que esta estratégia de humanização não contribuirá para matizar as dimensões política, económica, social e cultural do acontecimento? iii) qual a memória futura que estas histórias constroem?por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdiciones Egregiuspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectpersonagempor
dc.subjectnarrativapor
dc.subjectreportagempor
dc.subjectfiguraçãopor
dc.subjecthumanizaçãopor
dc.subjectimersãopor
dc.titleA personagem como estratégia de imersão em reportagenspor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage247por
degois.publication.lastPage260por
degois.publication.locationSevilhapor
degois.publication.titleACTAS DEL I CONGRESO INTERNACIONAL COMUNICACIÓN Y PENSAMIENTO. COMUNICRACIA Y DESARROLLO SOCIALpor
dc.relation.publisherversionhttps://idus.us.es/xmlui/handle/11441/51566por
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-4533-7921-
crisitem.author.orcid0000-0001-7079-3710-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A_personagem_como_estrategia_de_imersao.pdf994.67 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

436
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

108
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.