Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/43458
Título: O contributo das humanidades para o ensino do jornalismo
Outros títulos: The liberal arts contribution to journalism education
Autor: Peixinho, Ana Teresa 
Data: Jul-2016
Editora: IUC
Revista: Mediapolis 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mediapolis
Número: 3
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Durante décadas, uma considerável parte da discussão sobre o ensino do Jornalismo em Portugal focou-se, sobretudo, em aspetos que diziam respeito, por um lado, à antítese prática / teoria e, por outro lado, à necessidade de adaptação tecnológica dos curricula, a fim de responderem à acelerada mudança das tecnologias da informação e da comunicação. Neste artigo, defende-se o valor das Humanidades na formação dos jornalistas, atendendo aos desafios que atualmente se colocam à profissão. Ora, uma formação universitária em Jornalismo tem de estar preparada para conseguir precisamente dotar os estudantes de um conjunto de saberes e competências que lhes permitam respeitar as questões éticas e deontológicas inerentes à profissão; perceber que o mundo multicultural, multilinguístico e, sobretudo, multimédia, implica novos desafios éticos e realidades mais complexas que exigem uma estrutura de pensamento mais sólida e, sobretudo, a capacidade de pensar e resolver problemas mais complexos e sensíveis.
For decades, a considerable part of the discussion on the journalism education in Portugal focused mainly on aspects that concerned, on the one hand, the antithesis practice / theory and, on the other hand, the need for technological adaptation of curricula, in order to respond to the rapid change of information and communication technologies. In this article, we defend the value of the humanities in the training of journalists, in view of the challenges that the profession currently faces. Now a university education in journalism must be prepared to provide students with a set of knowledge and skills to meet the ethical issues inherent to the profession; realize that the multicultural world, multilingual and, above all, multimedia, involves new ethical challenges and more complex realities that require a more solid structure of thought and, above all, the ability to think and solve most complex and sensitive issues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43458
ISSN: 2183-5918
2183-6019
DOI: 10.14195/2183-6019_3_7
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
5335-Texto do Artigo-28583-1-10-20191210.pdfn/a610.47 kBUnknownVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.057
Visto em 23/abr/2024

Downloads

23
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.