Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42899
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 10º 3 no ano letivo de 2015/2016 : motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de educação física
Authors: Lopes, Rúben Emanuel Figueiredo 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Prática pedagógica; Ensino da educação física
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico apresenta-se como uma experiência profissional diretamente relacionada com o contexto real da docência, mobilizando todos os conhecimentos adquiridos através da formação académica Teórico-Prática. O presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre todo o percurso e processo que decorreu ao longo deste ano letivo 2015/2016 em que foi desenvolvida a atividade de estágio na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 10º3, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O documento apresenta-se dividido principalmente em três temas, pelo que inicialmente será realizada uma contextualização da prática desenvolvida, de seguida será realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e por fim, apresentar-se-á o tema-problema. Sendo o tema-problema um trabalho de investigação que foi levado a cabo no decorrer do estágio pedagógico, este visou perceber se existem diferenças na motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física entre géneros. Os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e validado por Kobal (1996), específico para a Educação Física. A amostra é composta por 240 alunos, 111 rapazes e 129 raparigas, sendo 93 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 147 alunos do Ensino Secundário. De um modo geral, conclui-se através dos resultados obtidos que os rapazes encontram-se mais motivados que as raparigas. The pedagogical stage presents as a work experience directly related to the real context of teaching mobilizing all the knowledge acquired through theoretical and practical academic formation. This stage report aims to describe and reflect on all the way and process that occurred throughout this school year 2015/2016 it was developed the stage activity in José Falcão Secondary School with the class of 10º3 of Scientific-Humanistic course of Science and Technology. The document presents mainly divided into three themes being that initially there will be contextualization of the practice developed. Then a reflective analysis will be performed about the teaching practice and finally is presented the theme-problem. Being the themeproblem research work which was carried out during the teaching practice this aimed to understand if there are differences in intrinsic and extrinsic motivation in Physical Education among gender. Data were collected through a questionnaire developed and validated by Kobal (1996) specific for Physical Education. The sample consists of 240 students, 111 boys and 129 girls being that 93 students of the 3rd cycle of Basic Education and 147 students of the Secondary School. In general we conclude from the results obtained that boys are more motivated than girls.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42899
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2016_Rúben_Lopes.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

161
checked on Jul 28, 2020

Download(s) 20

810
checked on Jul 28, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.