Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42728
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Fernando-
dc.contributor.advisorNascimento, Adriana Bebiano-
dc.contributor.authorRosa, André Luís-
dc.date.accessioned2017-08-18T11:02:08Z-
dc.date.available2017-08-18T11:02:08Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationROSA, André Luís - corpxs sem pregas : performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniais. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/42728-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42728-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, apresentada ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de práticas e teorias artísticas e educacionais que elaboram desidentificações às hegemônicas epistemologias ocidentais, através da proposição de metodologias criativas e políticas em performance e pedagogia que reinscrevem e reconstroem discursos, representações, imaginários e práticas corporais, em (re)posicionamentos que transitam entre as dissidências sexuais e as desobediências anticoloniais. As estratégias adotadas, neste trabalho, estão entrelaçadas com as minhas vivências e identidades fraturadas enquanto artista/pesquisadxr/educadxr latino-americano e dissidente sexual, por meio de construtos artísticos nomeados, aqui, de convivialidades performáticas transficcionais que questionam as relações geopolíticas constituídas através das colonialidades em agendas culturais, educacionais e existenciais da produção de conhecimentos entre o global e o local. Para isto, proponho uma coreorgia entre as instâncias de criação, realização, documentação e análise de cinco convivialidades performáticas transficcionais, a partir de conhecimentos incorporados no ao vivo e/ou por mediações tecnológicas, em uma escrita performativa, instaurando possíveis pistas para os corpxs sem pregas: protocolos de experimentação em arte, cosmovisão artístico-educacional que contamina corpxs e espaços, em liminares dissidências sexuais e desmontagens epistêmicas anticoloniais. De forma debochada, os corpxs sem pregas podem acionar rachaduras na colonial/modernidade, que possam interferir e reconstruir corpxs e espaços em performance e pedagogia, escancarando para outras formas de viver e (re)existir, em múltiplas intersecções, resistências, conhecimentos e curas.por
dc.description.abstractThis research deals with practices and artistic and educational theories that elaborate desidentifications to the hegemonic western epistemologies, through the proposition of creative and political methodologies in performance and pedagogy that reinscribe and reconstruct speeches, representations, imaginaries and corporal practices, in (re)positions that transit between the sexual dissent and anticolonial disobedience. The strategies adopted in this research are intertwined with my experiences and fractured identities as a Latin American artist/researcher/educator and sexual dissident, through artistic constructs named here as transfictional performative convivialities, which question the geopolitical relations that occur through colonialities in cultural, educational and existential agendas of the production of knowledge between the global and the local. I thus propose a coreorgia among the instances of creation, realization, documentation and analysis of five transfictional performative conviviality, from knowledge incorporated in lived and/or by technological mediations, in a performative writing, establishing possible pointers for corpxs sem pregas: protocols of experimentation in art, an artistic-educational cosmovision that contaminates bodies and spaces, in liminal sexual dissidents and anticolonial epistemic disassemblies. I propose the concept of the debauch body, as a way for, corpxs sem pregas to trigger cracks in the colonial/modernity, which may thus interfere with and rebuild bodies and spaces in performance and pedagogy opening wide for other forms of living and (re)existing at multiple intersections, resistances, knowledge and cures.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectperformancepor
dc.subjectperformancepor
dc.subjecttransficções-
dc.subjectconvivialidades-
dc.subjectdesobediências anticoloniais-
dc.subjectdissidências sexuais-
dc.subjectpedagogia-
dc.subjecttransfictions-
dc.subjectconviviality-
dc.subjectanticolonial disobedience-
dc.subjectsexual dissent-
dc.subjectpedagogy-
dc.titlecorpxs sem pregas: performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniaispor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid101531494-
dc.subject.fosperformancepor
dc.subject.fospedagogiapor
dc.subject.fosteorias de gêneropor
dc.subject.fosepistemologias anticoloniaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativospor
thesis.degree.grantorUnit00505::Universidade de Coimbra - Faculdade de Letraspor
uc.date.periodoembargo0por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5384-4528-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3292-6751-
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
corpxs sem pregas.pdf7.5 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

632
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,321
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.