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Title: corpxs sem pregas: performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniais
Authors: Rosa, André Luís 
Orientador: Oliveira, Fernando
Nascimento, Adriana Bebiano
Keywords: performance; performance; transficções; convivialidades; desobediências anticoloniais; dissidências sexuais; pedagogia; transfictions; conviviality; anticolonial disobedience; sexual dissent; pedagogy
Issue Date: 5-Dec-2017
Citation: ROSA, André Luís - corpxs sem pregas : performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniais. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/42728
Abstract: Esta pesquisa trata de práticas e teorias artísticas e educacionais que elaboram desidentificações às hegemônicas epistemologias ocidentais, através da proposição de metodologias criativas e políticas em performance e pedagogia que reinscrevem e reconstroem discursos, representações, imaginários e práticas corporais, em (re)posicionamentos que transitam entre as dissidências sexuais e as desobediências anticoloniais. As estratégias adotadas, neste trabalho, estão entrelaçadas com as minhas vivências e identidades fraturadas enquanto artista/pesquisadxr/educadxr latino-americano e dissidente sexual, por meio de construtos artísticos nomeados, aqui, de convivialidades performáticas transficcionais que questionam as relações geopolíticas constituídas através das colonialidades em agendas culturais, educacionais e existenciais da produção de conhecimentos entre o global e o local. Para isto, proponho uma coreorgia entre as instâncias de criação, realização, documentação e análise de cinco convivialidades performáticas transficcionais, a partir de conhecimentos incorporados no ao vivo e/ou por mediações tecnológicas, em uma escrita performativa, instaurando possíveis pistas para os corpxs sem pregas: protocolos de experimentação em arte, cosmovisão artístico-educacional que contamina corpxs e espaços, em liminares dissidências sexuais e desmontagens epistêmicas anticoloniais. De forma debochada, os corpxs sem pregas podem acionar rachaduras na colonial/modernidade, que possam interferir e reconstruir corpxs e espaços em performance e pedagogia, escancarando para outras formas de viver e (re)existir, em múltiplas intersecções, resistências, conhecimentos e curas.
This research deals with practices and artistic and educational theories that elaborate desidentifications to the hegemonic western epistemologies, through the proposition of creative and political methodologies in performance and pedagogy that reinscribe and reconstruct speeches, representations, imaginaries and corporal practices, in (re)positions that transit between the sexual dissent and anticolonial disobedience. The strategies adopted in this research are intertwined with my experiences and fractured identities as a Latin American artist/researcher/educator and sexual dissident, through artistic constructs named here as transfictional performative convivialities, which question the geopolitical relations that occur through colonialities in cultural, educational and existential agendas of the production of knowledge between the global and the local. I thus propose a coreorgia among the instances of creation, realization, documentation and analysis of five transfictional performative conviviality, from knowledge incorporated in lived and/or by technological mediations, in a performative writing, establishing possible pointers for corpxs sem pregas: protocols of experimentation in art, an artistic-educational cosmovision that contaminates bodies and spaces, in liminal sexual dissidents and anticolonial epistemic disassemblies. I propose the concept of the debauch body, as a way for, corpxs sem pregas to trigger cracks in the colonial/modernity, which may thus interfere with and rebuild bodies and spaces in performance and pedagogy opening wide for other forms of living and (re)existing at multiple intersections, resistances, knowledge and cures.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, apresentada ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42728
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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