Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42586
Título: A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros
Autor: Sobral, Filipe 
Almeida, Filipe 
Palavras-chave: Responsabilidade Social; Cultura; Valores; Social Responsibility; Culture; Values
Data: 2007
Editora: ISCTE
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Volume: 6
Número: 3
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: Na origem do comportamento empresarial estão decisões individuais dos dirigentes, cuja compreensão plena só é possível por meio da análise das suas motivações e dos fatores que influenciam e condicionam o julgamento humano. O sistema de valores e de crenças do dirigente pode ser determinante na tomada de decisões sobre questões que envolvam a relação da empresa com a sociedade. Assim, este artigo pretende avaliar como a atitude dos dirigentes empresariais perante a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é influenciada pelos seus valores culturais. Numa pesquisa com 158 gestores brasileiros, foi identificada uma relação significativa entre a preocupação com a comunidade envolvente e os valores masculinos, contrastando com a maior resistência ao desenvolvimento destes laços com a comunidade por parte dos gestores mais conservadores. Foi testada uma escala para avaliação da atitude perante a RSE e exploradas as razões que podem justificar os resultados encontrados.
Corporate behavior is largely based on top managers’ individual decisions, which can only be fully understood through comprehensive analysis of the underlying factors that influence and shape human judgment. The managers’ personal system of values and beliefs can play a decisive role in corporate issues that address the relation between business and society. This study intends to assess how the attitude of top managers towards Corporate Social Responsibility (CSR) is influenced by their cultural values. A field study with 158 Brazilian managers revealed a significant relationship between managerial concern for community and masculine personal values. Results also showed that more conservative managers tend to resist developing a sustained relationship with society, beyond the corporation core business. A scale for assessment of attitudes towards CSR was tested and main results were discussed.
En el origen del comportamiento empresarial están las decisiones individuales de los dirigentes, cuya comprensión solo es posible por medio del análisis de sus motivaciones y los factores que influencian y condicionan el juzgar humano. El sistema de valores y creencias del dirigente puede ser fundamental en la toma de decisiones sobre cuestiones que condicionen la relación entre la empresa y la sociedad. Por ese motivo este artículo tiene como objetivo evaluar como la actitud de los dirigentes empresariales en relación a la Responsabilidad Social en la Empresas (RSE) es influenciada por sus valores culturales. En un análisis que se hizo con 158 gestores brasileños, fue identificada una importante relación entre la preocupación con la comunidad y los valores masculinos, contrastando la mayor resistencia al desarrollo de este lazos con la comunidad por parte de los gestores mas conservadores. Fue probada una escala para evaluación de la actitud sobre la RSE y exploradas las razones que pueden justificar los resultados encontrados.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42586
ISSN: 1645-4464
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

604
Visto em 25/set/2024

Downloads

164
Visto em 25/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.