Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42508
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma 1 do 11º no ano letivo de 2015/2016 : aptidão física nas aulas de educação físic
Authors: Santos, Cindhy Tanit Juliano dos 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Francisco, Paulo Jorge Neto de Jesus
Keywords: Prática pedagógica; Ensino da educação física
Issue Date: 2016
Abstract: A realização do Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e executado na Escola Secundária José Falcão, tem por principal objetivo auxiliar a integração dos conhecimentos teóricos e práticos que os estudantes adquiriram ao longo do processo de formação inicial. Esta integração é feita através da prática pedagógica em situações reais, com vista a profissionalizar docentes competentes e adequadamente preparados para o cargo que irão desempenhar. O Relatório de Estágio Pedagógico é, na sua globalidade, a acoplagem de todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, que descreve de forma reflexiva todas as nossas competências e experiências, estando estas estruturadas em três pontos fundamentais: a contextualização da prática desenvolvida; a análise reflexiva do planeamento, realização, avaliação e da atitude ético-profissional; e a investigação desenvolvida no decorrer do Estágio Pedagógico onde se pretende reafirmar a importância da Aptidão Física nas aulas de Educação Física. A investigação é constituída por uma amostra de 19 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, matriculados na disciplina de Educação Física do 11º ano de escolaridade, da turma 1, no ano letivo de 2015/2016 e, tem por objetivo verificar se a implementação do Treino da Resistência Aeróbia nas aulas de Educação Física irá provocar melhorias significativas na Aptidão Cardiorrespiratória da amostra. A amostra durante dois períodos foi avaliada quatro vezes na Prova do Quilómetro, sendo que durante o 1.º Período as aulas de Educação Física não tiveram Treino da Resistência Aeróbia e no 2.º Período as aulas passaram a ter. Verificou-se que no período sem treino, o género masculino melhorou os tempos na Prova do Quilómetro em cerca de 3,6% e o género feminino piorou cerca de 4,4%. No período com treino, o género masculino melhorou os tempos cerca de 7,9% e o género feminino cerca de 7,8%, sendo que desde a 1.ª avaliação em comparação à última, o género masculino melhorou 9,6% e o género feminino 7,2%. Desta forma podemos afirmar que a implementação do Treino da Resistência Aeróbia que foi aplicado nas aulas de Educação Física surtiu efeitos positivos no desempenho aeróbio dos alunos melhorando a sua Aptidão Cardiorrespiratória da amostra. The completion of the Teacher Training, whithin the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education and executed in the Secondary school José Falcão, has as its main objective to assist the the integration of theoretical and practical knowledge that students have acquired during the initial training process. This integration is achieved through teaching practice in real situations, to professionalize teachers competenly and adequately prepared for the job they will perform. The internship report is the summary of all work that was done during the Teacher Training, which describes reflectively all our skills and experience, and these are based on three fundamental points: the context of the established practice; reflective analysis of the planning, implementation, evaluation and the ethical and professional attitude; and the research developed during the Teacher Training which aims to reaffirm the importance of Physical Fitness in Physical Education. The research consists of a sample of 19 young people, between 16 and 18 years old, enrolled in the course of Physical Education of the 11th grade, class 1, in the school year 2015/2016 and aims to check if the implementation of Endurance Training in Physical Education classes will lead to significant improvement in the Cardiorespiratory Fitness of the sample. The sample was assessed four times in the Kilometer Proof in two different periods, and during the 1st period the Physical Education classes had no Endurance Training and the 2nd period the classes had. It was found that without the training period, the males improved their time in the Kilometer Proof in about 3.6% and females worsened about 4.4%. During the period of training, the males improved times about 7.9% and females about 7.8%, furthermore, comparing the 1st assessment to the last, the males improved 9.6% and females 7.2%. Therefore we can say that the implementation of the Endurance Training that was applied in Physical Education classes had positive effects on the aerobic performance of students improving their Cardiorespiratory Fitness.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42508
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Cindhy_Santos.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

412
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

213
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.