Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/41757
Título: Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal
Outros títulos: Dialogos: the psychology education in Brazil and Portugal
Autor: Daltro, Mônica Ramos 
Paixão, Rui Alexandre 
Palavras-chave: Psicologia; Diretrizes curriculares; Carta de Bolonha; Psychology; Curriculum guidelines; Charter of Bologna
Data: 2015
Editora: BAHIANA
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Psicologia, Diversidade e Saúde
Volume: 4
Número: 1
Local de edição ou do evento: Salvador
Resumo: Esse ensaio propõe um diálogo sobre a formação em psicologia no Brasil e em Portugal. Está organizado como entrevista. No dialogo estabelecido pode-se observar como o discurso cientificista positivista está na base da formação em Portugal e no Brasil e se estende pela União Europeia. A Carta de Bolonha e as Diretrizes Curriculares Nacionais estão apresentadas como marcos na educação superior dos dois países em função de proporem pensar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e incluir o multiculturalismo como realidade.
This paper proposes a dialogue to conducting training of psychology in Brazil and Portugal. Is organized as an interview. In established dialogue can be seen as the positivist scientism speech is the basis of training in Portugal and Brazil and extends the European Union. The Charter of Bologna and the National Curriculum Guidelines are presented as milestones in the higher education of the two countries due to propose think the student as an active subject in the learning process and include multiculturalism as reality.
URI: https://hdl.handle.net/10316/41757
ISSN: 2317-3394
DOI: 10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584
10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Diálogos_ensino da psicologia no Brasil e em Portugal.pdf137.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

747
Visto em 23/abr/2024

Downloads

268
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons