Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/41173
Title: A avaliação de políticas públicas em Portugal: marcos de um desenvolvimento incipiente
Authors: Lopes, Mónica Catarina do Adro 
Keywords: Governação; Avaliação; Políticas Públicas; União Europeia; Fundos Estruturais
Issue Date: 2014
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Cabo dos Trabalhos
Issue: 10
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste artigo analisa-se o panorama atual e as tendências de desenvolvimento da prática de avaliação de políticas públicas em Portugal, tendo por base a revisão bibliográfica e análise documental conduzidas no âmbito de uma investigação em curso. A avaliação de iniciativas com impacto relevante do ponto de vista do interesse público tem uma história curta em Portugal e tem-se desenvolvido sob o impulso de fatores externos. Ainda que ao longo da última década se tenham vindo a multiplicar os exercícios de avaliação de políticas públicas, os mecanismos de avaliação instituídos são insuficientes e incompletos, o que é evidenciado pela ainda fraca institucionalização da função de avaliação na administração pública.
This paper analyses the current situation and the development trends of public policy evaluation practice in Portugal, based on the literature review and document analysis conducted as part of an ongoing research. The evaluation of relevant initiatives of public interest has a short history in Portugal and has flourished under the impulse of external factors. Although public policy evaluation exercises have increased over the last decade, assessment mechanisms are inadequate and incomplete, as evidenced by the still weak institutionalization of evaluation in public administration.
Description: Comunicação apresentada no IV Colóquio Internacional de Doutorandos/as do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), “Coimbra C: Dialogar com os Tempos e os Lugares do(s) Mundo(s)”, realizado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2013.
URI: https://hdl.handle.net/10316/41173
ISSN: 2182-9187
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A avaliação de políticas públicas em Portugal.pdf369.4 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,523
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

823
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.